De ouro a prata, de coroas a palácios, a República Tcheca oferece viagens nobres


Um país de contos de fada. Assim é 2016 na República Tcheca, quando se comemora os 700 anos do nascimento do célebre soberano europeu Carlos IV. Em sua juventude foi amante dos torneios, e, além de ser um grande governante, também sabia se divertir. Não há necessidade de ser um imperador do Sacro Império Romano para viver uma experiência digna de um rei. Como essas abaixo:

Festa real da prata de Kutná Hora:
O 25º aniversário da popular festa gótica, recordará este ano as célebres tradições da cidade mineira real, também lembrando a notória família dos Luxemburgo. Kutná Hora volta no tempo para o ano de 1396 para receber Rei Venceslau IV, filho de Carlos IV. Além do cortejo histórico, que tem a presença do próprio rei, há eventos culturais, feira medieval e degustações de alimentos e bebidas no tempo. O evento terá lugar nos jardins do colégio jesuíta e do belo parque que circunda a igreja de Santa Bárbara.

- O ouro dos imperadores e reis de Valtice:
Amantes de jóias devem visitar a cidade de Valtice na Morávia do Sul. No Palácio Valtice aconteceu uma exposição de trinta magníficas jóias originais da coroa tcheca e réplicas de joias dos grandes impérios europeus, asiáticos e africanos. Foi possível contemplar as coroas do Santo Império Romano, Boêmia, Áustria, Hungria, bem como o logotipo da princesa do Reino da Suécia e as coroas da Índia, Irã, Tailândia e Etiópia. Além de admirar as jóias da coroa, foram expostas em Valtice até 2 de setembro, foi possível aproveitar a oportunidade para visitar Lednice-Valtice, onde há dois com dois palácios românticos e um belo parque natural, declarado Patrimônio Mundial pela UNESCO, devido à sua singularidade.

                                          Palácio de Valtice / Ladislav Renner

- Jogos escoceses em Sychrov
A união entre a cultura escocesa e a atmosfera romântica de um palácio da Boêmia Central resulta nos jogos das Terras Altas da Escócia em Sychrov. O festival teve lugar no dia 20 de agosto no Palácio de Sychrov, no norte da Boêmia, a cerca de uma hora de carro de Praga. O programa começou às 9hs e durou até meia-noite. Música escocesa e irlandesa, torneios tradicionais, lançamento de martelo ou degustação diferentes tipos de whisky envelhecidos e vindos de todo o mundo esperavam os visitantes.

- Experiência palaciana em Karlštejn
Este ano foi preparada uma série de eventos em Karlštejn, na Boêmia Central, construído durante o reinado de Carlos IV. O castelo pode ser visitado durante o dia e também à noite e as visitas noturnas se concentram em questões diferentes e conseguem transmitir a atmosfera única de um castelo medieval depois de escurecer. Pode-se também visitar a exposição exclusiva dedicada ao tesouro de Karlštejn , onde são vistos diferentes tipos de copos representativos e acessórios de época, como jóias, botões, diferentes tipos de acabamentos e enfeites para vestidos.

Karlstejn, o castelo do Reio Carlos / Ladislav Renner


- Programa completo no castelo de Kost:
Cerca de 90 km a nordeste de Praga fica o Paraíso Tcheco, região única cheia de monumentos históricos e naturais. Um deles, o magistral castelo de Kost, onde o turista celebrou os 700 anos de Carlos IV, nos dias 13 e14 de agosto, quando o Castelo abrigou as Festas históricas e nos dias 24 e 25 de setembro para uma experiência cheia de adrenalina no festival de Slack-line. Além disso, o Castelo de Kost oferece a possibilidade de hospedagem em um apartamento único com jardim privado. De fato toda uma experiência real.

-  Alojamento digno de um rei ou rainha:

Para quem tiver vontade de desfrutar de um alojamento real, o lugar certo para isso é, sem dúvida, a República Tcheca. Una imensa quantidade de castelos e palácios oferecem a opção de um alojamento estiloso, digno de membros da nobreza. O palacio Herálec, a meio caminho entre Praga e Brno oferece hospedagem romântica com velas e um tranquilo descanso num balneário. Há 19 quartos ou apartamentos palacianos repletos luxuosos equipamentos com seleção de travesseiros dignos de dormir nas nuvens.

                                  Palácio Herálec. Para reis e rainhas em férias.


Outra opção é o palácio Napajedla, a leste do País. Ali a escolha é entre uma seleção de apartamentos com nomes pouco convencionais como: Odvaha (coragem), Radost (alegria) o Vitalita (vitalidade), pensados de tal maneira para que essas características sejam incorporadas. Na Boêmia Central, para  viver o luxo real  a opção é descansar no palácio Loučeň ou no hotel Chateau Mcely. 
Já o palácio Zbiroh, localizado na Boêmia do Oeste oferece dois tipos de acomodações: para aqueles que preferem desfrutar da tranquilidade, pacotes com massagem e fitness e aqueles que querem viver uma aventura podem dormir nas masmorras do castelo .

Fonte: Mariuccia Ancona Lopez