Os três melhores restaurantes mexicanos





O melhor jeito de viajar e conhecer a cultura de outro país é mergulhar em sua gastronomia. Para os que gostam de experimentar diferentes sabores, sem medo de errar, pode ter certeza que o México é o destino ideal para essa exploração, mais especificamente, a sua capital. É ali que estão a maioria dos grandes restaurantes que são destaques constantes em ranques internacionais.

Três deles, Quintonil, Pujol e Biko, são destaques mundiais e incorporam a lista do World's 50 Best Restaurants Award 2016.

A seguir, confira porque esse trio de restaurantes que está na lista de melhores do mundo 2016 e merecem sua visita:



O nome Quintonil refere-se a uma erva mexicana e é o carismático e jovem Chef Jorge Vallejo - um aprendiz e protegido do famoso restaurante Pujol, de Enrique Olvera - que domina o pedaço e apresenta delícias da culinária mexicana contemporânea. O talentoso chef tem alcançado excelente reputação nacional e internacionalmente, tanto que figura entre os melhores do mundo. Ele comanda as operações com sua esposa Alejandra Flores, que supervisiona discretamente a sala de jantar.

Uma das coisas mais bacanas do restaurante é o jardim próprio, com diversos vegetais que são colhidos e servidos nos maravilhosos pratos da casa. Ou seja, muitos dos alimentos viajam, no máximo, 30 metros, até o seu destino final, que é um prato bem elaborado e saboroso.

Entre os destaques, sardinha com molho verde com beldroega, erva-doce e guacamole, pannacotta mamey, crumble de milho adoçado e sorvete de sementes mamey.

Localizado em Polanco, um bairro luxuoso da Cidade do México, o cenário da sua refeição será em uma pequena e estreita sala de jantar, e, no fundo, uma parede com um espaço aberto e uma parede coberta de folhas, para dar a sensação de jardim. A vibe do Quintonil é descontraída, porém elegante, perfeita para qualquer situação, que pode ir de uma reunião de negócios a uma ocasião romântica.

Endereço: Newton 55, Polanco, DF



O Chef e proprietário Enrique Olvera, que já se tornou uma celebridade, apropriou-se da comida de rua mexicana e a transformou em alta gastronomia, conferindo à suas criações um tratamento único. E ele não tem medo de usar e ousar: desde formigas chicatanas a polvo e leitão, ele reúne todos os sabores maravilhosos típicos do México de uma maneira sofisticada e inovadora. 

Os jantares no Pujol têm menu diário que inclui petiscos e, em seguida, a escolha de pratos para as próximas seis rodadas. Entre os destaques há o taco de churrasco de cordeiro, que exala sabor e tem aparência suculenta, e o ovo 'infladita' com molho de gafanhoto. A assinatura da sobremesa Happy Ending inclui um espiral de churros com calda de chocolate e uma seleção de pequenas guloseimas.

Não deixe de provar o Mole Madre, Mole Nuevo: um prato com um círculo perfeito de molho de mole fresco envolto em uma camada externa de mole envelhecida por cerca de mil dias (segundo a última contagem). Os sabores contrastantes dos dois moles aguçam o paladar e nos faz admirar a magia da culinária mexicana.

No restaurante de Olvera é celebrado todas as coisas mais mexicanas e com as bebidas não é diferente. Há uma extensa gama de mezcal, bem como vinhos locais e internacionais. Entre as opções não alcoólicas há as refrescantes águas frescas com hortelã e pepino.

Endereço: Rua Francisco Petrarca 254, Miguel Hidalgo, Chapultepec Morales



A culinária do restaurante Biko tem uma pegada "tecnológica-emocional" - um termo comumente associado à Espanha e à sua cozinha progressiva de chefs como Ferran Adrià - e a maioria dos clientes estão familiarizados com o estilo da gastronomia molecular utilizada.

Biko tem sido descrito como uma colisão de sabores entre Espanha e México, com ingredientes locais e ideias tradicionais bascos, misturando-se com pensamentos bem contemporâneos. O restaurante coloca a ciência a seu favor, utilizando o estudo dos processos químicos e físicos relacionados à culinária.

No prato isso é traduzido de acordo com o menu escolhido - não há a degustação regular, mas há o "lo de hoy" e "lo de antes", a grosso modo um menu para agora, e um menu anterior.

Por último e não menos importante, quem comanda o espaço são os chefs Mikel Alonso, Bruno Oteiza, e Gerardo Bellver.

Endereço: Presidente Masaryk 407, Miguel Hidalgo, Polanco
    



Fonte : Thaiane Nogueira