As estações do ano no Brasil





Um ano é dividido em quatro períodos com diferentes características climáticas. Tal divisão corresponde às chamadas estações do ano - primavera, verão, outono e inverno, que são originadas pela inclinação do eixo da Terra ao longo do ano. Por conta desta inclinação, as estações do ano também são opostas entre os Hemisférios Norte e Sul, isto é, quando o Hemisfério Norte encontra-se no verão, é inverno no Hemisfério Sul. Adicionalmente, se não houvesse tal inclinação, os dias teriam exatamente 12 horas de luz e 12 horas de escuridão, devido à disposição da terra em relação ao sol e ao movimento de rotação da Terra em torno de seu próprio eixo. Em média, o período de cada estação do ano é de três meses.
                  


Segundo a Squitter Soluções em Monitoramento Ambiental, as principais características da primavera são o aumento da temperatura como um todo no Brasil e também o começo da época chuvosa nas regiões Centro-Oeste e Sudeste. A primavera é uma época de baixa previsibilidade dos fenômenos atmosféricos, por ser uma estação de transição entre a estação seca e chuvosa, caracterizada por uma condição mais instável da atmosfera. A primavera ocorre entre o final de setembro até meados de dezembro.




A estação de verão é caracterizada por dias mais longos que as noites, mudanças repentinas nas condições diárias do tempo, podendo ocorrer chuvas de curta duração e forte intensidade, principalmente à tarde, as chamadas chuvas de verão. Um dos principais sistemas meteorológicos que ocorrem no Brasil nesta estação é a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que é fundamental para ocorrência de precipitação na região central do Brasil, se estendendo com uma orientação noroeste-sudeste, desde o sul da região amazônica até o Sudeste do país. Os meses correspondentes ao verão são janeiro, fevereiro e março.




O outono se trata de outra estação de transição, passando do período chuvoso para o período seco. No Brasil ocorre de meados de março a meados de junho, e nesta época do ano acontece, de maneira geral, uma redução da frequência de eventos chuvosos em grande parte do Brasil.




Já no inverno as temperaturas são mais amenas e, em geral, este período é considerado uma época seca no território brasileiro, onde na região central do país há uma grande ocorrência de queimadas, enquanto nas regiões Sul e Sudeste ocorrem um aumento na frequência de sistemas frontais. 

Neste período também ocorrem geadas e nevoeiros com maior frequência no centro-sul do Brasil, assim como o fenômeno da friagem, que se trata da incursão de uma massa de ar frio até o sul da região amazônica. O período desta estação vai do final de junho até meados de setembro.

Para a meteorologia é importante conhecer as características climáticas de cada estação facilitando assim a previsão e o monitoramento em cada região do território brasileiro.



Fonte: Renata Jordão