Parque aquático no deserto é um dos oásis de Abu Dhabi


A apenas 160km da capital Abu Dhabi, Al Ain é conhecida como a Cidade da Beleza pelos jardins muito bem cultivados e vegetação nativa, com destaque para as típicas tamareiras que florescem pelos canteiros da cidade. De um lado o distrito faz fronteira com o vizinho Omã, tendo sido um oásis vital para as antigas caravanas, e do outro com o grande Quarteirão Vazio, como é chamado por lá o Rub’ al-Khali, maior deserto de areia contínuo do mundo. É de surpreender, no entanto, os atributos naturais e históricos de Al Ain, um verdadeiro oásis e parada obrigatória para quem visita Abu Dhabi. 



Em 2011 a UNESCO incluiu a cidade na lista de sítios culturais da humanidade, pois reúne vestígios de civilizações que lá viveram a mais de 5 mil anos. Esses registros comprovam a ocupação da região na transição neolítica de culturas pré-históricas, fazendo desta uma das áreas mais antigas do mundo com ocupação contínua, sendo possível visitar os vestígios de cerâmicas, tumbas e uma grande quantidade de construções de adobe nos sítios de Hafir e Bidaa Bint Saud.

- Aventura Aquática no Deserto:

Programa ideal para famílias e aventureiros, o Wadi Adventure possui estrutura para wakeboard, esqui aquático, surfe e rafting, incluindo a primeira corredeira artificial da região para prática desses esportes. 
O parque bateu recorde mundial com a instalação do maior canal para caiaque do mundo, com 1,2km de extensão, e a maior onda artificial do mundo, medindo 3,3 metros.


O parque aquático recebe atletas internacionais em treinamento ao longo de todo o ano, e já sediou o Campeonato Mundial de Stand Up Paddle, SUP. Mas os menos experientes não tem porque se preocupar, pois a piscina de ondas do parque pode ser regulada entre seis níveis de água e suportam até seis surfistas simultaneamente. Wadi Adventures conta ainda com um completo Air Park, com dois níveis de altura e provas emocionantes de equilíbrio.

O Parque conta ainda com alojamento individual e para grupos, mas devido a grande procura, aconselha-se agendar sua visita ao parque, especialmente se estiver em grupo. Os ingressos se iniciam em AED 25 para crianças até 1,20 metros de altura e AED 50 para adultos, mas é possível comprar pacotes especiais. 


- Museus:

Retomando as ofertas de tour cultural na cidade, diversos artefatos históricos estão reunidos no Museu Nacional e no Palácio Museu. O Museu Nacional de Al Ain fica dentro do complexo do antigo forte da cidade, batizado de Forte Sultan Biz Zayed, e reúne objetos retirados dos sítios arqueológicos da região, mas também peças do cotidiano emirati tradicional, como instrumentos musicais, armas e joias beduínas.


Construção de 1910, o hoje museu é dividido em seções de arqueologia, etnografia e presentes oficiais, como espadas e adagas de ouro recebidas pelo Sheik Zayrf Bin Sultan Al Nahyan. Os ingressos custam AED 3 (aproximadamente USD 0,80) para adultos e AED 1 (USD 0,20) para crianças de até 10 anos. Não é necessário agendamento prévio mas o museu fecha às segundas-feiras. Nos outros dias funciona entre 8h e 19h30, com exceção das sextas-feiras, quando funciona em horário reduzido, das 15h00 às 19h30.

O Palácio Museu funciona na antiga residência do fundador dos Emirados Árabes, Sheikh Zayed Bin Sultan Al Nahyan, construído em 1937 e transformado em museu desde 2001. Abriga hoje uma grande coleção de materiais sobre a família real e dá acesso aos aposentos antes ocupados pelo “Pai da Nação” e sua família. 
A arquitetura tradicional encanta e é uma verdadeira aula de história. A entrada é gratuita e o funciona das 8h30 às 19h30 de terça a domingo e das 14h30 às 19h30 às sextas-feiras.

- Animais em Al Ain:

A cidade possui o último mercado de camelos ainda ativo nos Emirados Árabes, sendo uma chance imperdível de conhecer um pouco mais dessa tradição milenar. Já o Al Ain Zoo reúne mais de 180 espécies de animais, 30% das quais estando sob risco de extinção. 
                             

O parque ocupa 900 hectares, onde podem ser vistos de perto leões brancos, oryx, gazelas selvagens e zebras, ou ainda sentar para um relaxante piquenique sob as árvores. Uma delícia de programa para famílias.

- A riqueza da Arqueologia:

As descobertas do sítio arqueológico de Hili vão ainda além das escavações feitas na região, com exemplos dos mais antigos sistemas de irrigação do mundo, remontando à idade do ferro. Esse período de sedentarização de alguns grupos foi fundamental na história da Humanidade por ter possibilitado o desenvolvimento da agricultura e consolidação de comunidades. 
Equipes internacionais de arqueologia continuam as escavações na região, que promete trazer a tona ainda muitas histórias sobre nossas origens.

Já está em construção um aeroporto internacional na cidade de Al Ain, que vai facilitar ainda mais o acesso a estudiosos e turistas. A menos de duas horas da capital e ao péd da majestosa montanha Jebel Hafeet, a cidade histórica pode ser visitada em um day trip mas oferece atrações para alguns dias de estadia, assim como confortáveis hotéis e o relaxante clima das montanhas.



Fonte: Ana Cândida Pena