11 dicas para evitar a trombose em viagens de avião




As férias estão próximas e o momento é propício para viagens longas. Se a sua escolha envolver qualquer destino distante fique atento para a Trombose Venosa Profunda (TVP). O principal fator causador da doença é o longo período que o passageiro permanece sentado. E é então que a formação de coágulos de sangue acontece.

Segundo o médico Cirurgião Vascular do Hospital Santa Cruz e Paraná Clínicas em Curitiba, Alexandre Shiomi, a incidência mais comum da TVP é nas pernas. “Em aproximadamente 90% dos casos, a trombose venosa profunda ocorre nos membros inferiores, devido à alguns fatores como regime de baixo fluxo sanguíneo, maior quantidade de sangue contido no sistema venoso dos membros inferiores e influência da gravidade”, cita.

A trombose iniciada em uma das veias das pernas pode levar a formação de grandes coágulos, levando-os ao pulmão. Como consequência há a caracterização de Embolia Pulmonar e desdobramentos que podem ser fatais.

“A formação do coágulo sanguíneo geralmente inicia-se próximo a uma válvula da veia, onde o sangue pode se acumular e sofrer estase (parada), suscetibilidade a fatores de hipercoagulabilidade sanguínea e lesão endotelial. Uma vez que ocorra a formação do coágulo, ele obstrui a veia, dificultando o retorno do sangue ao coração, provocando mais comumente dor e inchaço e menos comumente desconforto, sensação de peso, ardência, queimação, calor local, vermelhidão, alteração da temperatura. 
A longo prazo, os efeitos da sequela da trombose podem perpetuar os sintomas e trazer lesões na pele, feridas, varizes secundárias e predisposição à recorrência da trombose”, menciona.

Em viagens de aviação prolongadas, as complicações mais comuns estão presentes na classe econômica. Nestes espaços há fatores como assentos mais estreitos e a menor distância entre as poltronas. 

Além dos lugares junto às janelas dificultarem a mobilidade dentro da aeronave. Vale ressalr que os sintomas podem ser identificados ainda durante a vitaagem ou até dias após o desembarque.

- Saiba como evitar a trombose em viagens de avião:

1. Realizar pequenas caminhadas a cada hora;

2. Movimentar os pés e as pernas enquanto estiver sentado;

3. Utilizar roupas confortáveis e largas durante o trajeto;

4. Manter-se hidratado com muita água;

5. Evitar o consumo de bebidas alcoólicas;

6. Evitar o uso de calmantes e comprimidos para dormir;

7. Evitar fumar;

8. Pessoas com dificuldade de locomoção devem priorizar poltronas no corredor;

9. Viajantes, de maneira geral, e especialmente os portadores de insuficiência venosa ou varizes, devem utilizar – sob prescrição médica – meias de compressão elástica;

10. Pessoas com fatores de risco para trombose como: obesidade, uso de anticoncepcionais, sedentarismo, idade maior que 40 anos, doença crônica, tabagismo, cirurgia recente, trauma, gestação, história pessoal ou familiar de trombose devem marcar consulta com o especialista, para prevenção com uso da meia e medicação anticoagulante;

11. Para as pessoas intolerantes ao uso da meia, um novo dispositivo eletrônico pode substituir a meia durante as viagens.




Fonte: Wellington Johann