Cinco destinos para curtir o turismo rural em fazendas históricas


Fazenda Resgate – Bananal

O turismo rural tem atraído cada vez mais visitantes que saem dos grandes centros urbanos para o interior, em busca de tranquilidade e contato com a natureza. No Estado de São Paulo são muitas as opções, inclusive com fazendas históricas preservadas e protegidas pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico e Turístico) como patrimônio histórico estadual.


Por isso, fizemos uma lista com algumas destas fazendas para quem quiser relaxar, se divertir e, ao mesmo tempo, fazer uma viagem ao passado, conhecendo um pouco mais da história de São Paulo.


-  Sitio do Picapau Amarelo (Chácara do Visconde) - Taubaté :

Que tal conhecer o local que inspirou Monteiro Lobato a escrever as aventuras da turma do Sítio do Picapau Amarelo? A chácara, imortalizada por Monteiro Lobato em suas obras, contava com uma área de 20 alqueires. Foi tombada pelo Condephaat em 1980. Incluem-se no tombamento a casa, a capela, um cruzeiro, uma velha jaqueira e mais um terreno de 7.000 m². 

Atualmente, funciona no local um museu em homenagem ao autor, o qual possui um acervo com objetos pessoais de Lobato, além de uma vasta biblioteca com as primeiras edições dos livros de Lobato e de outros escritores.  O museu abriga ainda uma extensa área verde e espaços para apresentações teatrais com os personagens do Sítio.

- Endereço:
Rua Campinas, s/nº - Chácara do Visconde
- Horário:
De terça a domingo das 9h às 17h


Fazenda Resgate – Bananal :
A Fazenda Resgate pertenceu, no início do século XIX, ao comendador Inácio G. Monteiro, que a vendeu a José de Aguiar Toledo. A fazenda atingiu sua fase áurea com Manoel de Aguiar Vallim, que construiu a sua sede, aproximadamente, em 1820. Tombada pelo Condephaat em 1982, a fazenda foi uma das maiores produtoras de café do Vale do Paraíba. 

A casa, um solar assobradado construído em taipa de pilão e pau-a-pique, com planta retangular e telhado em quatro águas, constitui um dos mais ricos e requintados exemplos de moradia rural do período cafeicultor. 

O imóvel encontra-se em perfeito estado de conservação. No seu interior, encontram-se pinturas de José Maria Villaronga. A fazenda não possui hospedagem, mas a visitação é permitida para fins turísticos e culturais através de agendamento prévio.

- Endereço:
Estrada Nova para Barra Mansa - Km 324
- Horário:
Terças, das 8h às 12h / quartas, quintas e sextas, das 8h às 16h 


- Fazenda Vargem Grande – Areias:
A Fazenda Vargem Grande é uma antiga fazenda de café cuja sede data de 1837, época do “Ciclo do Café” em São Paulo.  Os proprietários ficaram conhecidos como “Barões do Café”, principalmente no eixo entre as cidades de Areias, Bananal, São José do Barreiro, Silveiras e Queluz.  

A fazenda encontra-se em estudo de tombamento pelo Condephaat e atualmente abriga um belíssimo hotel fazenda que oferece atividades com trilhas, cachoeira e piscina. O casarão foi inteiramente restaurado e incorpora uma parte nova, construída conforme o padrão original. Todos os ambientes são repletos de detalhes e transformam a visita ao casarão de 1837 em uma viagem no tempo.
                                    

- Endereço:
Estrada dos Tropeiros km 257 | Serra da Bocaina - SP - Brasil
- Horário:
Segunda a sexta das 10 às 17 horas


Fazenda Morro Azul – Iracemápolis / Limeira:
Tombada em 1974, a Morro Azul é um elegante exemplo de fazenda do século XIX, cujo destaque é seu projeto arquitetônico. Em forma de palacete, exibe azulejos portugueses e ingleses na fachada. 

A sede da fazenda foi construída em 1877, pelo coronel Silvério Rodrigues Jordão. Constitui um modelo raro no panorama da arquitetura rural paulista, tendo como característica principal a sua feição urbana dada pela presença de azulejos, cantaria, estuque e mármore, dispostos segundo padrões ecléticos. 

Do lado de fora, estão belos riachos, uma floresta de jequitibás e as salas de banho, também conhecidas como Ruínas das Termas do Imperador, pois, a fazenda hospedou o imperador D. Pedro II por duas vezes (1878 e 1886).  A Morro Azul é aberta para visitações agendadas e os passeios são acompanhados por guias ou pessoas ligadas à família proprietária.

- Endereço:
Rodovia Limeira-Iracemápolis

-  Fazenda Lageado – Botucatu
A instalação da fazenda remonta à segunda metade do século XIX, quando ocorre grande expansão da economia cafeeira no Oeste Paulista. Neste contexto a Fazenda Lageado configurou-se como empresa cafeicultura para a grande exportação. 

Sua estrutura é composta por casa-grande, terreiros de secagem, lavagem de grãos, tulhas e casa de máquinas, bem como instalações que garantiam seu auto-funcionamento: moinho, serraria, paiol, estábulo etc. A Fazenda foi adquirida pelo Departamento Nacional do Café e, a partir de 1934, convertida na Primeira Estação Experimental de Café do País. 

Sob orientação do Ministério da Agricultura, serviu como centro pioneiro de pesquisa e experimentação agrícola, contribuindo para elevar a qualidade e produtividade da agricultura brasileira. Na década de 1970, o local foi cedido à UNESP, que instalou ali a Faculdade de Ciências Agronômicas e Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia, Campus Botucatu.

- Endereço:
Portaria Principal: Rua José Barbosa de Barros, nº 1780.
Portaria II: Rodovia Alcides Soares, Km 3.



Fonte: Jamille Menezes Faria