Aluguel de temporada: os cuidados e obrigações do inquilino




Com a chegada do verão e a proximidade das férias e de festas como Natal, Ano Novo e Carnaval, começa a procura por locação de casas e apartamentos para temporada.

Os veranistas já estão em busca do seu lugar ao sol e tanto o locador quanto inquilinos e corretores de imóveis precisam estar atentos a detalhes importantes para que as férias não se tornem uma dor de cabeça.

A lei do inquilinato (8.245/1991) define que a locação para temporada não deve ultrapassar 90 dias, mas independente do tempo acordado é muito importante ter um contrato de locação. 


O documento é uma garantia tanto para o proprietário quanto para o inquilino e por isso é recomendado em toda negociação, mesmo que o período de estadia seja curto.
Neste contrato é importante conter uma lista de tudo que o imóvel disponibiliza como móveis, utensílios de cozinha, eletrodomésticos, entre outros. 

Caso o imóvel alugado esteja localizado em um condomínio com piscina, saunas ou outras opções de lazer, é importante que também estejam descritos no contrato se os inquilinos poderão desfrutar destes itens, pois alguns prédios permitem que apenas proprietários e seus familiares utilizem as áreas de lazer.

Outro detalhe importante diz respeito às formas de pagamento. A prática comum é o pagamento de 50% do valor total como sinal e o restante na data de entrega das chaves. 

Alguns proprietários podem solicitar um cheque caução para a garantia dos pagamentos de contas extras. Outros ainda podem exigir o pagamento do valor total da locação no ato da contratação. Portanto, isso pode ser combinado de maneira livre, de acordo com a necessidade ou realidade de cada negociação.

Para garantir negócios mais seguros, separei algumas dicas fundamentais que devem ser observadas por cada parte envolvida neste tipo de intermediação imobiliária.

Inquilinos:

- Sempre que possível, visite o imóvel antecipadamente. Caso isso não seja possível e você tenha que recorrer à internet, procure imóvel em sites confiáveis;

- Busque referências sobre a imobiliária ou locador;

- Atente-se à infraestrutura da região, se o imóvel está localizado próximo a farmácias, supermercados, padarias, se a área é movimentada, questões de segurança;

- Verifique se é permitida a presença de animais de estimação no imóvel;

- Não confie apenas em sites ou fotos de anúncios, busque referências sobre o imóvel;

- Ao chegar ao imóvel verifique se os chuveiros, torneiras, descargas, luzes e eletrodomésticos estão funcionando corretamente. Ao detectar qualquer problema, informe imediatamente o locatário.


Fonte: Guilherme Machado - especialista em Mercado Imobiliário