22 de setembro - Dia Mundial do Rinoceronte




No dia 22 de setembro é comemorado o Dia Mundial do Rinoceronte, data criada pelo WWF, para conscientizar o mundo sobre a prevenção das cinco espécies de rinocerontes que são encontradas no planeta, diminuindo assim a procura pelos chifres dos animais.

A caça ilegal e comércio de chifres de rinocerontes colocam estes animais à beira da extinção e a cada ano que passa se torna mais difícil de combater. 


Apenas em 2014, mais de 1200 rinocerontes foram mortos na África do Sul, por isso as organizações internacionais vêm controlando esse tipo de comercio ilegal.

O aumento da caça deve-se a uma crença popular de que os chifres de rinocerontes têm propriedades medicinais especiais que são capazes de curar de ressacas até câncer, além de ter poderes afrodisíacos. Mas, os chifres são compostos de queratinas, mesma substância encontrada nos fios de cabelo e nas unhas.

No dia em que o mundo se volta para essa conscientização, o fotógrafo Erico Hiller estará em Hanói, capital do Vietnã e lugar responsável pelo maior consumo de rinocerontes. 


Essa é a última viagem do fotógrafo documental brasileiro que está finalizando um projeto de dois anos que exigiu muita pesquisa, dedicação e esforços. O resultado estará no livro Jornada do Rinoceronte que será lançado em 2016.

A proposta do fotógrafo é gerar reflexões e discussões por meio de seus trabalhos ambientais e humanitários. “Meu grande objetivo é usar a força da imagem para mobilizar e chamar a atenção do mundo para assuntos como este”, finaliza.

Fonte: Thay Rodrigues