Hoteleiros pedem apoio em pautas do setor para o Congresso Nacional



Representantes do Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB) apresentaram ao ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, na terça-feira (11/8), o documento Agenda de Competitividade das Redes Hoteleiras do Brasil 

O texto reúne medidas para garantir o cumprimento das metas de crescimento do segmento, com destaque para a regulamentação de empregos de curta duração, de gorjetas a trabalhadores, da cobrança de direitos autorais nos empreendimentos e a desoneração da folha de pagamento.

Manuel Gama, presidente do FOHB, disse que os pleitos podem ajudar a garantir a solidez do ramo, essencial para o desenvolvimento da atividade turística.

"Os custos da hotelaria estão aumentando, e as receitas, caindo", afirmou.

O ministro citou avanços quanto à flexibilização da exigência de visto a estrangeiros, outra reivindicação do FOHB. Ele lembrou que negocia a medida junto ao governo, em caráter experimental, para beneficiar norte-americanos no Ano Olímpico, a fim de reforçar a chegada de estrangeiros durante os Jogos de 2016, no Rio de Janeiro.

Henrique Eduardo Alves se comprometeu a apresentar reivindicações dos hoteleiros à equipe econômica, a fim de assegurar que a hotelaria - e consequentemente o turismo - possam ajudar a fazer frente aos desafios atuais do país.

“O turismo pode abrir um espaço enorme para o crescimento econômico - é hora de se incentivar a hotelaria”, defendeu Alves.

Também participaram da reunião o presidente do Conselho da Rede Plaza de Hotéis, Roberto Rotter; o vice-presidente de Estudos & Tendências da Rede de Hotéis AccorHotels, Patrick Mendes; o conselheiro da Rede de Hotéis Intercity, Alexandre Gehlen; o conselheiro da Rede de Hotéis Deville, Jayme Canet Neto, entre outros.



Fonte : MTur