Opções para quem deseja curtir o Carnaval sem folia




Destinos brasileiros oferecem opções de museus, festivais de música e natureza a preços atraentes, para quem deseja algo além dos trios elétricos, samba e blocos de rua

As opções de viagem para curtir o feriado vão além da folia tradicional e atendem a todos os gostos, desde a apreciação de belezas naturais até museus e festivais de rock. 

Segundo o ministro do Turismo, Vinicius Lages, o Brasil vive um momento de grande exposição dos destinos nacionais.

“Cada vez mais brasileiros e estrangeiros se dão conta de nossos atrativos, que incluem não só manifestações culturais, como o Carnaval, mas também de história, patrimônio imaterial e natureza exuberante”, diz Lages.

- Rock:

Em Curitiba (PR), a programação inclui rock, música eletrônica e até um encontro de fantasiados de zumbi. O Curitiba Rock Carnival, realizado em parceria com o Psycho Carnival, está marcado para ocorrer na Câmara Municipal de Curitiba, dias 14 e 15 de fevereiro, e tem 14 bandas confirmadas. 

A capital paranaense terá ainda a Zombie Walk – marcha que reúne milhares de amantes do gênero de horror, fantasiados de zumbis – dia 15. A expectativa é reunir números próximos ao do ano passado, quando mais de 15 mil pessoas se maquiaram de mortos-vivos. 

Este ano o evento terá algumas novidades, como um casamento zumbi e apresentações artísticas. Para 1º de fevereiro, Curitiba reserva ainda um trio elétrico diferente, que só tocará música eletrônica. 


- Museu:

Um destino que também sai em conta no carnaval é Belo Horizonte (MG). Quem escolher BH, não pode perder a oportunidade de conhecer o museu de Inhotim, que permanecerá aberto durante todos os dias do feriado. Em 2014, Inhotim foi eleito por internautas um dos 25 melhores museus do mundo, à frente, por exemplo, do Louvre na França.


- Compras:

No quesito belezas naturais também não faltam destinos para este Carnaval. Em Foz do Iguaçu (PR), as atrações incluem as Cataratas e também compras na região de fronteira. É preciso, contudo, reservar a hospedagem com antecedência, pois a cidade é muito procurada por turistas o ano todo. 


- Sossego:

Para quem prefere sossego, há ainda a riqueza da biodiversidade de Bonito (MS), um dos principais destinos mundiais de ecoturismo e turismo sustentável. 

Para 2015, a prefeitura local já divulgou que não fará festa de Carnaval, mas que os turistas são bem vindos para conhecer os atrativos naturais da cidade.

Outra boa pedida são os Parques Nacionais, como a Chapada Diamantina, na Bahia e a Chapada dos Veadeiros, em Goiás. 

Nesta última, inclusive, o acesso foi facilitado graças à recente conclusão das obras de asfaltamento da estrada que leva à entrada do parque, na vila São Jorge, o que deve aumentar o fluxo de turistas.


Enviado por : Gustavo Henrique Braga / MTur