Condutor de Turismo entra em classificação oficial de ocupações




Atividade reunirá ocupações profissionais relacionadas ao atendimento ao turista de pesca e aventura

A Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), cadastro gerenciado pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), passará a incluir a atividade de condutor de turismo. 

Com a medida, as ocupações de condutor de Turismo de Aventura e condutor de Turismo de Pesca passam a ser reconhecidas na versão atualizada do documento, com divulgação prevista para fevereiro. A inclusão é resultado da articulação entre os ministérios do Turismo, da Pesca e do Trabalho e Emprego.

A atividade será considerada uma “família ocupacional” da CBO, que tem 2,5 mil atividades profissionais cadastradas. Neste primeiro momento, o grupo vai congregar os condutores de Turismo de Aventura e de Turismo de Pesca. 

Posteriormente, serão incluídas as atividades de condutores Visitantes de Unidades de Conservação e de monitor de turismo em locais de interesse cultural.

“O reconhecimento de ocupações relacionados ao turismo ocorre no momento em que o MTur desenha a Política Nacional de Qualificação em Turismo, que poderá contribuir com a capacitação de profissionais, a partir da oferta de cursos específicos para estes segmentos”, diz o ministro do Turismo, Vinicius Lages.

No final do ano passado, o Ministério do Trabalho promoveu uma oficina com trabalhadores na tentativa de verificar as atividades realizadas à atuação profissional, com a participação do Ministério do Turismo. 

A reunião, com participação do Sebrae, da Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta), do Ministério da Pesca e do Senac, foi mais um passo para estabelecer as competências mínimas essenciais aos profissionais que atuam em atividades relacionadas a esses segmentos.

A Coordenadora Geral de Qualificação e Certificação do MTur, Fernanda Matos, explica o que significa a inclusão de uma ocupação na estrutura da CBO. “A entidade reconhece, codifica e descreve as atividades das ocupações. Um processo que não tem qualquer relação com a regulamentação de profissões”. 

Segundo ela, a classificação é um importante insumo para a identificação e atualização das profissões ligadas ao setor em consonância com o mercado e um instrumento importante para orientar a formulação de políticas públicas de turismo.
Fonte: MTur