Belém comemorou aniversário com programação cultural


A capital paraense celebrou o aniversário com passeio ciclístico e festa na praça central. A cidade é marcada pela tradição das festividades religiosas e criatividade do artesanato regional

Rica em atrativos turísticos culturais, com a famosa Basílica de Nossa Senhora de Nazaré, maior procissão católica do país, Belém comemorou na segunda-feira (12 de janeiro) 399 anos. 

A capital paraense está entre as cidades mais visitadas da região Norte, ao lado de Manaus, segundo a pesquisa de Demanda Turística Nacional, realizada pelo Ministério do Turismo.

A cidade também é conhecida pelo Polo de Artesanato Icoaraci, especializado em cerâmica indígena; pelo Parque Ecológico Mangal das Garças, que possui as principais espécies da flora paraense; e pelo Mercado Ver-o-peso, um dos maiores da América Latina a abastecer o norte do Brasil com produtos típicos da região.

A véspera de seu aniversário foi marcada pelo Passeio Ciclístico SESI SENAI, realizado para incentivar a prática de esportes e o lazer da população. 

Cinco mil ciclistas enfrentaram os quinze quilômetros do percurso e, ao final do passeio, foram sorteadas 100 bicicletas para os competidores.

No dia 12  de janeiro houve  uma festa gratuita na Praça Batista Campos, que teve como principais atrações as bandas regionais Batidão, Marcella Martins e Joelma Kláudia. 

No dia 16 de janeiro, o grupo RBA promoveu o “Sarau Belém – 399 anos de Prosas e Versos”, no Teatro Cláudio Barradas.


Fontes : MTur /SESI / Pará