Árvore de Natal gigante atrai turistas para Itu na temporada de final de ano




Com 84 metros de altura, a atração incrementa a fama da “Cidade dos Exageros”

A cidade de Itu, localizada a 90km da capital paulista, mantém a tradição de ser a terra ‘onde tudo é grande’ até mesmo durante as comemorações de Natal. Há 13 anos, a cidade acende a Árvore Gigante, com altura equivalente a um prédio de 28 andares.

Criada pelo Plaza Shopping Itu, a atração que fica no estacionamento do empreendimento, tornou-se cartão postal da cidade durante o fim de ano, atraindo turistas do Interior Paulista, Grande São Paulo e Litoral.

Para construir a Árvore gigante são necessários dois meses e uma equipe dezenas de profissionais. Ao todo, o projeto que tem como ponto forte a iluminação possui 7,5 mil lâmpadas, 12 quilômetros de cabos de aço e de energia elétrica e 800 metros de mangueira de LED.

A estrutura é sustentada por uma base de 350 toneladas de aço e concreto armado. O resultado é um dos cartões postais mais fotografados da cidade no período natalino, que pode ser visto das principais rodovias que a cercam e de municípios vizinhos, como a cidade de Salto.

O título de “Cidade dos Exageros” de Itu é herdado do comediante Francisco Flaviano de Almeida e seu personagem Simplício, do programa “Praça da Alegria” de Manoel da Nóbrega, na extinta Rede Tupi.

Simplício era um caipira que sempre contava "causos" sobre sua terra, "onde tudo era grande”.

Hoje a fama rende muito para a cidade, que dispõe de atrativos para manter o título.

O Orelhão Gigante é um deles, cedido pelo ex-ministro das Comunicações, Higino Corsetti, e instalado na Praça da Matriz.


Outros atrativos:

A cidade também possui roteiros de turismo histórico-cultural, rural e ambiental. Com igrejas de estilo barroco, a cidade que também ficou conhecida como “Roma Brasileira” é uma das mais antigas do estado de São Paulo, e completará 405 anos em 2015.

O Centro Histórico da cidade possui casarões e sobrados construídos no século XIX e ainda abriga o Museu Republicano, local onde foi realizada a reunião que deu origem a movimento que derrubou a monarquia e estabeleceu o regime republicano no Brasil, além dos museus da Energia e da Música, que abrigam a memória do desenvolvimento regional.

Na área rural, o município possui fazendas do período do café e cana de açúcar, que se transformaram em hotéis, pousadas, campings e resorts.

Passeios a cavalo e refeições típicas da culinária paulista fazem parte do roteiro de quem visita os locais, gerando uma experiência aos visitantes.

Quem procura tranquilidade e contato com a natureza, em 10 minutos do Plaza Shopping Itu, o turista chega às fazendas e campings, estruturados para receber os mais diversos perfis de público. Itu é uma das cidades com maior concentração de campings da América Latina.



Enviado por : Taiana Bueno