Rio de Janeiro comemora 83 anos de Cristo Redentor



Cartão postal da cidade, localizado no Parque Nacional da Tijuca, o local recebe uma média de 5 mil visitantes por dia. Com um público crescente nos últimos anos, o morro do Corcovado, onde se localiza a estátua, acolheu mais de 2,3 milhões de turistas, em 2013, conforme dados da Riotur, empresa responsável pelo turismo no estado do Rio de Janeiro.

Inaugurado no dia 12 de outubro de 1931, a estátua do Cristo, de braços abertos, tem 38 metros de altura, pesa 1.145 toneladas e está a 710 metros acima do nível do mar. 

O monumento foi eleito em 2007 uma das novas (sete) Maravilhas do Mundo, com mais de 100 milhões de votos. É quase impossível ir ao Rio de Janeiro e não avistá-lo de algum ponto da cidade.

Nos últimos anos, o Ministério do Turismo investiu cerca de R$ 1,4 milhão em verbas para a iluminação do Cristo de Redentor, a atração turística mais visitada da cidade, a frente do Pão de Açúcar e do Maracanã. 

“O monumento é um ícone do turismo brasileiro, qualquer turistas estrangeiro ou mesmo brasileiro que vê uma imagem sabe que é se trata do Rio. Não é à toa que foi eleito como uma das Maravilhas do Mundo moderno”, diz o assessor do MTur, Ítalo Mendes.

O monumento é um verdadeiro ícone do turismo brasileiro. Em 2013, o parque do santuário do Cristo Redentor recebeu 74.021 pessoas durante a Jornada Mundial da Juventude, número recorde de visitantes no período. 

Na Copa, as visitações também chegaram perto do recorde, com 73.716 visitantes na segunda semana do Mundial. O período também registrou picos de turistas de cerca de 12 mil pessoas por dia, mais que o dobro do número de visitantes diários em outros períodos do ano.

O morro do Corcovado foi escolhido para abrigar o monumento por se tratar do local mais alto da cidade. A pedra fundamental do monumento foi lançada no dia 4 de abril de 1922. 

Em 1923, o projeto do engenheiro Heitor da Silva Costa foi escolhido para a obra. A imagem do Cristo foi desenhada pelo artista plástico Carlos Oswald e projetada pelo arquiteto francês Paul Landowsky.


Fonte: MTur