Parque Ibirapuera , em São Paulo, completou 60 anos




Ele não é o maior, mas é, com certeza, o mais conhecido da capital paulistana. O Parque do Ibirapuera, com mais de 1,5 mil km quadrados, completa 60 anos e é uma das mais importantes áreas verdes da cidade. 

Projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer e com o paisagismo assinado por Burle Marx, o Parque do Ibirapuera abriu suas portas em 1954 para atender à necessidade de se ter mais áreas verdes em São Paulo. 


Para falar de um dos cartões postais da cidade, o Repórter Eco, de 15 de setembro, entrevistou o arquiteto Carlos Lemos, que relembrou a história do conjunto arquitetônico que foi inspirado no Hyde Park, de Londres, e no Central Park, de Nova Iorque.

Carlos, que também é chefe do escritório de Oscar Niemeyer em São Paulo, fala também sobre as várias espécies de aves existentes no local. 


Explica ainda como a população pode participar do processo de arborização da cidade a partir das mudas que podem ser retiradas no viveiro do Ibirapuera e cultivadas em casa. 

Manoel Lisboa, um dos funcionários mais antigos do parque, com 40 anos de Ibirapuera foi também entrevistado na matéria.

Enviado por : Maria Ângela Silveira de Souza