Valparaíso celebra 11 anos como Patrimônio da Humanidade

                                        


Declarado em 2 de julho de 2003 como Patrimônio da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), a cidade portuária de Valparaíso, localizada a 144 km de Santiago, celebra em grande estilo o décimo primeiro aniversário deste acontecimento com programações variadas aos cidadãos e turistas.

Durante o mês de julho, a cidade oferecerá diversas atividades gratuitas em museus, eventos culturais, artísticos, seminários, exposições, concursos e festa de gala. 

A região é considerada “A Jóia do Pacífico” e um verdadeiro anfiteatro que já apaixonou e inspirou poetas, pintores, arquitetos, desenhistas e músicos.

Com tanta festividade na cidade não poderia faltar a renomada gastronomia. E para isso, o município organizou o concurso “La mejor picá tradicional porteña”, com deliciosos petiscos e degustações até o dia 17 de Julho.


A arte também estará presente com diversas exposições de pintura, tais como “Paisagens de Valparaíso” de Ernesto Díaz, na Casa Consistorial (de 1 a 30 de Julho em Condell 1490); e “O Inconsciente, o ameaçador e… mulheres” de Constanza Buguna, na Sala Juan Saavedra (de 4 a 25 de Julho em Esmeralda 1041). 


A exposição fotográfica “A última viagem de Ximena Rivera” de Raúl Goycolea (de 1 a 27 de Julho), também na Sala Juan Saavedra.

Nos dias 4, 5 e 6 de Julho, acontecerá a exposição “Tesouros Portenhos”, na Casa Consistorial (Condell 1490). Haverá ainda homenagem ao Patrimônio Musical: boleros, tango e cuecas, no mesmo local. 

Nas datas, às 18h, haverá a esperada festa de Gala Patrimonial “Uma noite de Bar com a Orquestra Monona” no Teatro Municipal de Valparaíso (Av. Uruguay 410).

Além disso, outras atividades farão parte das comemorações, como as famosas coleções de arte no Museu Baburizza; o Museu Lord Cochrane, com a exposição “A Rota de Meiggs”- uma mostra fotográfica de Felipe Urquieta e muito mais.



Enviado por : Flavia Fernandes