RoboCup 2014 é aberta no Centro de Convenções em João Pessoa


O maior evento de robótica do planeta, a Robocup 2014, foi aberto ao público no domingo (20/7). Até a próxima sexta-feira (25/7), competidores de 45 países participam das disputas no Centro de Convenções Poeta Ronaldo Cunha Lima, em João Pessoa. 

A Capital paraibana é a primeira cidade da América Latina a sediar o torneio de robôs. A cerimônia de abertura contou com a apresentação da Orquestra Sanfônica Balaio Nordeste. 

O secretário de Estado dos Recursos Hídricos, do Meio Ambiente e da Ciência e Tecnologia, João Azevedo, ressaltou a dimensão da RoboCup 2014 e a importância do evento para a Paraíba. 

“Hoje estamos vivendo um momento extraordinário. Sabemos que aqui, neste espaço, temos inúmeras crianças e jovens de vários países interagindo e participando dessa competição”, observou João Azevedo.
             

A solenidade também contou com as presenças do presidente da RoboCup Federation, o italiano Daniele Nardi; dos organizadores gerais do evento no Brasil: Esther Colombini, Alexandre Simões e Flávio Tonidandel; além da secretária Executiva da Ciência e Tecnologia, Francilene Garcia; da presidente da PBTur, Ruth Avelino; do secretário de Turismo de João Pessoa, Bruno Farias; e do presidente do Sebrae-PB, Luiz Alberto Amorim.

A secretária Francilene Garcia agradeceu o empenho de todos os que participaram da organização do campeonato e disse que sem a colaboração e a parceria das instituições envolvidas, nada seria possível. 

“Nós estamos aqui com mais de 400 voluntários, vários deles são das nossas universidades e esse foi um trabalho que permitiu efetivamente que nós pudéssemos receber a todos da melhor forma”, reconheceu Francilene.

Nas arenas, o clima foi de concentração total entre as equipes competidorasque providenciavam os ajustes finais nos equipamentos e robôs. 


Os visitantes puderam ter uma amostra do que vai ser o campeonato que acontece das 9h às 18h. Os ônibus que fazem a linha Cabo Branco estão com rota extensiva até o local do evento para facilitar o deslocamento dos visitantes.  A estimativa dos organizadores é que mais de 60 mil pessoas visitem a Capital paraibana.


- RoboCup 2014 :

O torneio envolve disputas em cinco categorias principais, ou ligas (Soccer, Rescue, Home, Work e RoboCupJunior), incluindo nelas jogos e demonstrações. 


O evento é um campeonato oficial do Ministério do Esporte, organizado pela Sociedade Brasileira de Computação, em conjunto com dezenas de universidades do País. 

Na Paraíba, a realização é do Governo do Estado. O projeto também é de responsabilidade mundial da

RoboCup Federation e acontece em um país diferente a cada ano. Quando há Copa do Mundo, a competição é realizada, preferencialmente, na nação sede do evento da Federação Internacional de Futebol (Fifa).



Enviado por : Agenilson Santana