Onde esquiar no Chile na temporada de 2014



O entretenimento está garantido com atividades de esqui, snowboard, tirolesa até caminhadas com raquetes de neve e passeios em motos adaptadas

Um dos principais atrativos para os passageiros estrangeiros no Chile é, sem dúvida, a prática de Esqui e Snowboard. E assim, em busca de diversão e entretenimento, milhares de visitantes já se programam para a alta temporada de neve no país, que ocorre entre os meses de junho e outubro. 

E os centros de esqui estão otimistas e esperam um aumento de 20% no número de visitantes em relação ao ano passado, totalizando cerca de 900 mil visitantes, incluindo estrangeiros e chilenos neste período.

Desde a região central até o extremo sul do Chile, há uma grande variedade de centros de esqui, com acomodações, restaurantes e serviços de aluguel de equipamentos. Entre os destinos mais procurados atualmente estão Farellones, El Colorado, La Parva e Valle Nevado.


- Centros de esqui próximos a Santiago

Localizado na zona central chilena, Farellones é o centro de esqui mais próximo da capital – há apenas 32 quilômetros de Santiago e forma parte do centro de esqui El Colorado. Entre os destaques da região está a mini escola para as crianças, teleféricos e pistas que são utilizadas para todos os níveis de esquiadores.

El Colorado é uma estação de inverno bem famosa entre os chilenos e estrangeiros, com interessante infraestrutura hoteleira e gastronômica. O centro de esqui El Colorado, junto com La Parva e Valle Nevado, forma a maior e melhor superfície esquiável da América do Sul.

Em El Colorado/ Farellones, existe um total de cinco hotéis e seis estabelecimentos, divididos entre restaurantes e cafés.

O Valle Nevado, por sua vez, fica a 60 quilômetros ao leste de Santiago e é considerado um dos mais modernos centros de esportes de inverno na América Latina, distribuído em 37 quilômetros de pistas. O complexo possui três hotéis (cinco, quatro e três estrelas), restaurantes internacionais, um centro comercial, bares, pub, discoteca, piscina aquecida, transporte, centro de fitness e escola de esqui com aula para grupos ou individuais.

Para a temporada de 2014, a região reforçou investimentos e tem muitas novidades, como ampliou a seleção de esquis e snowboards disponíveis para aluguel e abriu uma nova área na zona de principiantes dentro da escola de treinamento.

Já a estação Portillo - localizada a 150 quilômetros a nordeste de Santiago - tem ganhado reconhecimento internacional pela sua sofisticada rede hoteleira e excelentes pistas. Celebrando 65 anos de história, já cativou gerações de esquiadores. Vale ressaltar que foi eleita a melhor estação de esqui do Chile em 2013 pelo prêmio World Ski Awards.

O Hotel Portillo é conhecido também por dar atenção especial aos seus clientes. Seus serviços incluem piscina aquecida, ginásio, sauna, restaurantes, creche, cinema e escola de esqui. 

Nesta temporada os hóspedes poderão acompanhar todos os jogos da Copa do Mundo em telões que serão espalhados pelo estabelecimento. E para as crianças, a estação preparou atividades divertidas como aulas de zumba e brincadeiras com monitores e instrutores de esqui e snowboard.


- La Parva:

Há cerca de 50 quilômetros de Santiago está La Parva, em plena Cordilheira dos Andes Central, onde está localizado o Centro de Ski La Parva com sua moderna infraestrutura. La Parva possui 14 elevadores distribuídos por 30 pistas em uma área total de 32.500 m² e 750 metros de comprimento, divididos em duas linhas - uma para iniciantes e intermediários e outra para o avançado e especialista.


- Puma Lodge :

Um exclusivo complexo que oferece Heliskiing em uma superfície de cinco mil quilômetros de pistas, picos, geleiras e penhascos. Está localizado a 90 minutos de carro ao sul do Aeroporto Internacional de Santiago ou a apenas 35 minutos de voo de helicóptero a partir do mesmo terminal. Puma Lodge também possui superfície para iniciantes com baixa dificuldade.


- Centros de esqui na Zona Sul :



Corralco:

Localizada na encosta do vulcão Lonquimay, no sul do país, está o Corralco Mountain & Ski Resort, que conta com serviços como restaurante, spa, sauna, jacuzzi e piscina aquecida. Entre as novidades para este ano está o novo teleférico Cumbre, que dará acesso a três novas pistas. E entre as atividades mais solicitadas no inverno estão as excursões com raquetes de neve, com rotas históricas e os passeios em motos de neve.


Ski Chillán:

A área possui uma das mais belas vistas da região sul, com 28 pistas para prática de esqui e nove elevadores para suporte. Seus spas termais localizados a 480 quilômetros de Santiago e 82 quilômetros a leste da cidade de Chillán são famosos internacionalmente. Durante o mês de agosto o local oferecerá um espaço especial para os visitantes assistirem o tradicional Campeonato de Polo na Neve.

O Gran Hotel Termas de Chillán tem um centro termal e spa, onde é possível experimentar diferentes tratamentos, como massagem tailandesa, reflexologia e massagem terapêutica.

Entre as atividades apreciadas pelos turistas na região estão o randonnée (caminhadas com equipamentos especiais), os passeios com raquetes de neve (calçado para caminhadas sobre a neve) e o circuito de esqui nórdico (esporte de inverno que abrange todos os tipos de esqui, onde o calcanhar da bota não está fixado ao aparelho).


- Huilo Huilo :

Huilo Huilo está a 860 quilômetros ao sul de Santiago e tem uma área de 100 mil hectares. Na reserva biológica está o Centro de Neve Aventura Bosque Nevado, que conta com dois elevadores e três pistas de esqu. Além disso, na região encontra-se o Nothofagus Hotel & Spa, Reino Fungi Lodge, Nawelpi Lodge e Montaña Mágica Lodge (um hotel com formato de vulcão considerado pelo jornal britânico The Guardian como um dos mais atraentes do mundo).


- Ski Pucón:

Aos pés do Vulcão Villarrica está o Ski Pucón – há 770 quilômetros ao sul de Santiago- com vista privilegiada para os lagos, montanhas, bosques e vulcões. O destaque fica para a quantidade de atrações e atividades na neve, além de visitas à boca de vulcões, rafting no rio Trancura, pesca com mosca, passeios a cavalo ou com bicicleta em meio às montanhas e bosques.


- Ski & Outdoors Volcán Osorno:

Localizado no imponente vulcão Osorno, a 1.340 metros de altura, este centro de esqui está a apenas 59 quilômetros da cidade de Puerto Varas. Com vista espetacular para o Lago Llanquihue e para os vulcões Calbuco e Tronador, o centro possui 11 pistas, cinco elevadores, além de um charmoso café, lojas e escola de esqui.

A variedade de hotéis e casas que estão na área complementam a experiência turística. Puerto Varas tem excelentes restaurantes e boa parte dos seus hotéis com spas.

Para finalizar, no Centro de Esqui Antillanca - localizado a 1.000 quilômetros de Santiago- é possível desfrutar do esporte em meio aos bosques milenários. Está a poucos minutos das Termas de Puyehue, com uma bela vista aos lagos Ranco, Puyehue, Rupanco.



Enviado por : Flávia Fernandes