Em Huilo Huilo, turistas conhecem a natureza da Patagônia



A Reserva Biológica Huilo Huilo está localizada nas selvas da Patagônia do Chile e abriga uma das poucas áreas de floresta de clima temperado que restam no mundo. 

Com fauna e flora abundante, e hotéis luxuosos e sustentáveis, o destino é um local perfeito para turistas amantes da natureza. 

Em sua área de mais de 100 mil hectares, o visitante pode realizar tours que o colocarão em contato direto com rios, bosques, cachoeiras e animais da mais variadas espécies.

Conheça abaixo alguns dos passeios ecológicos disponíveis em Huilo Huilo:

- Trilha dos Espíritos:

Trata-se de um trajeto místico através da floresta temperada que leva o turista a lugares que foram usados como refúgio por povos indígenas há muitos séculos, nos seus contínuos deslocamentos pelos Andes entre Chile e Argentina. Esta trilha, que está devidamente sinalizada, é feita sobre passarelas de madeira – que evitam que se danifique o frondoso bosque que há nesse lugar – e oferece diversos mirantes para o lindo rio Fuy.


- Criadouro de Cervos :

Um criadouro de lindos cervos pode ser visitado a menos de um quilômetro dos hotéis de Huilo Huilo. É recomendável ir ao criadouro às 16h, horário em que os cervos descem das colinas para serem alimentados. No local, o turista caminha por uma passarela com 3 metros de altura e consegue observar os animais vivendo em seu habitat. Lá também é possível admirar javalis, pavões e alpacas.


- Tirolesa Huilo Huilo:

A tirolesa Huilo Huilo fica a 35 metros de altura e se divide em quatro cabos (com 70, 60, 200 e 180 metros de comprimento). A atração cruza os céus do bosque patagônico permitindo que, de lá de cima, o turista veja rios, aves e montanhas nevadas. Todo o passeio chega a durar mais de uma hora.


- Tirolesa XL:

Trata-se de uma das tirolesas mais radicais da América do Sul. Nela, o turista voa a 90 metros de altura, a grande velocidade. A atração é divida em cinco cabos, cada um com 500 metros de comprimento. A visão da natureza que se tem lá de cima é uma das melhores de Huilo Huilo: vulcões, montanhas, bosques e rios podem ser observados de ângulo privilegiado. Todo o percurso dura mais de duas horas.


- Tirolesa infantil:

Localizada no meio dos bosques da Patagônia, essa tirolesa tem 6 cabos com aproximadamente 40 metros de comprimento cada um e fica a 2 metros de altura. As crianças se divertem de uma maneira totalmente segura nessa atração.


- Cachoeiras Huilo Huilo e O Puma:

Em Huilo Huilo, seguindo o trajeto do rio Fuy, chega-se à cachoeira Huilo Huilo, que é uma formosa queda d'água com aproximadamente 40 metros de altura. Continuando na trilha, atinge-se o mirante da cachoeira O Puma, com aproximadamente 30 metros de altura. O trajeto dos caminhos é fácil e pode ser realizado por toda a família.


- Trilha Truful:

Essa trilha percorre parte da ribeira do Rio Truful, que nasce dos degelos do glaciar do vulcão Mocho – Choshuenco. No passeio, é possível ver uma grande quantidade de espécies arbóreas típicas do bosque nativo como Luma, Coigue, Avellano, Canelo, Arrayan, entre outros, e atrações como a cachoeira Truful, que se pode apreciar do mirante na altura que margeia o rio.


- Trilha Pampa Morango - Lagoa dos Patos:

Esta trilha começa no setor Los Planchados, lugar que foi a margem de um antigo lago que existiu no Pampa Pilmaiquén. Consiste em uma escalada até a parte mais alta, que leva o turista a conhecer as altitudes do Pampa de Pilmaiquén. Conta com um ecossistema único por sua extensão e altitude, onde é possível apreciar uma grande vista da Reserva Huilo Huilo, o vulcão Mocho e o bosque de ñirres.  Uma vez na parte mais alta começa a descida até o outro lado do cerro, onde o percurso começa a entrar no bosque de ñirres e finaliza com a chegada ao pântano, onde vivem várias espécies de aves, no lugar chamado Lagoa dos Patos.



- Sobre Huilo Huilo:

Localizada nas selvas da Patagônia do Chile, a três horas de carro da cidade de Temuco, a Reserva Biológica de Huilo Huilo ocupa uma área de 100 mil hectares e abriga uma das poucas áreas de florestas de clima temperado que restam no mundo.

No local, existem 95 espécies de aves, 12 mamíferos, 328 espécies de flores, vulcões nevados, lagos, rios e cachoeiras com quase 40 metros de altura. 


O destino se encontra cercado por uma zona de intensa exploração madeireira e um de seus objetivos, como reserva biológica, é preservar um dos mais importantes ecossistemas da América do Sul. Foi eleito o destino mais sustentável do mundo pelo Virgin Awards 2012.

Dentro de Huilo Huilo foram erguidos, na ultima década, quatro hotéis de arquitetura exótica e infraestrutura excelente, que oferece passeios guiados pela região, restaurantes de alta gastronomia, uma fábrica de cervja artesanal, um museu com achados arqueológicos e muito conforto para o turista.

Todos os edifícios são feitos com madeira de reflorestamento e foram projetados para se integrar à natureza que os rodeia da maneira mais harmoniosa possível.

Com altitudes que variam de 500 a 2000 metros sobre o nível do mar, a Reserva Biológica tem atividades para todo o tipo de terreno: no inverno, é possível subir ao vulcão Mocho-Choshuenco e praticar snowboard, tubbing e escaladas, além de pilotar motos de neve. E em estações mais cálidas, o vistante pode praticar rafting e nadar nos lindos lagos da região.



Enviado por :  Reserva Biológica de Huilo Huilo