Mostra Rios e Ruas alerta para a importância da revitalização dos rios




“Os rios e as ruas estão para uma cidade assim como os canos e a tubulação estão para as casas, assim como os vasos capilares estão para as árvores, assim como as veias estão para os homens”.

Essa é a essência da mostra cultural Rios e Ruas, que estreia no dia 31 de maio na Praça Victor Civita como atração principal do Planeta no Parque, evento do Planeta Sustentável.

Idealizada por Charles Groisman e com curadoria de Marcello Dantas, a mostra faz parte do projeto homônimo, que desde 2010 identifica as principais bacias hidrográficas de São Paulo, soterradas ou não pelo crescimento urbano.

“Nosso objetivo é ajudar na redescoberta de cada rio e riacho da capital paulista, conscientizando sobre sua importância e existência, por meio da arte, e reconectando o cidadão urbano à natureza”, explica Charles, diretor da IdeaAction, Ideias em Ação.

“O tema é atual e mundial, além de inspirar a conquista da cidade sustentável ideal”.

Na mostra Rios e Ruas, a grande atração é a Casa Invisível, uma analogia aos chamados rios invisíveis, soterrados pelo crescimento desordenado da cidade. 


Idealizada pelo curador Marcello Dantas, a obra é formada apenas pela tubulação, sem paredes, e ficará exposta até 31 de julho.

“É como um corpo sem mais nada além das veias”, compara Marcello. Painéis interativos incitarão discussões sobre a água e os rios paulistanos, desde sua origem até o desenvolvimento de alternativas sobre como trazê-los de volta ao convívio urbano, provocando reflexões sobre um tema recorrente e que ganha na atualidade um caráter dramático, em consequência da falta de água que ameaça a região metropolitana de São Paulo.


- Programação conectada com a natureza :

Como parte da programação do dia 31 de maio, uma expedição com 100 pessoas sairá da Vila Madalena para percorrer o curso do Riacho das Corujas, que nasce na rua Heitor Penteado, o ponto de partida.

A caminhada continua em direção à Zona Sul da cidade, passando por pontos como a Praça das Corujas, onde um trecho do rio é ao ar livre e usado, inclusive, para regar a horta comunitária da região. O trajeto termina no Rio Pinheiros, a uma quadra da Praça Victor Civita.

“Nessa última etapa da expedição, o Corujas está canalizado, enterrado sob o canteiro central da Avenida Frederico Hermann Jr”, explica Luiz de Campos Jr, educador responsável pela criação do projeto Rios e Ruas, junto ao arquiteto e urbanista José Bueno.

Ironia à parte, a partir dali é possível enxergar os prédios da Sabesp, da Cetesb e da Secretaria do Meio Ambiente.

“Por isso escolhemos esse caminho, achamos que é um ótimo exemplo de onde o rio poderia ser revitalizado, voltar ao céu aberto”, esclarece o educador.
Quem também participará dessa programação é o ultramaratonista Carlos Dias, que correrá 30 quilômetros até o local da mostra, a partir do Jardim Botânico, onde está a nascente do rio Pirarungaua, um afluente do Ipiranga e ótimo exemplo de revitalização – em 2007, ele foi aberto após 70 anos canalizado, quintuplicando o número de visitantes do parque.

O atleta também passará por outros rios e riachos, como o próprio Ipiranga, o Tamanduateí e o Itororó.

Para os visitantes da mostra Rios e Ruas o final de semana na Praça Victor Civita reserva, ainda, diversas atividades, desde aulas de ioga e pilates até show com os cientistas do Mad Science (empresa canadense especializada em entretenimento infantil).

O grupo Pia Fraus também participará com espetáculos de música e dança.

A mostra se estende até o Parque Villa Lobos, onde um mapa hidrográfico foi construído no chão, mostrando os mais de 300 rios de São Paulo. A criação é de Flávia Sakai, do Estúdio Mondoyumi, e a ilustração de Nik Neves.





- Programação Planeta no Parque 2014 - Praça Victor Civita

- Sábado, 31 de maio:

8h - Ioga para iniciantes
9h - Ioga
10h - Pilates
11h às 13h - Expedição Rios e Ruas
14h - show “O que você sabe sobre H2O?”, do Mad Science
15h - show “Bichos do Brasil”, do grupo Pia Fraus
Domingo, 1º de junho
8h - Ioga para iniciantes
9h - Ioga
10h - Pilates
11h às 13 h - Oficina Rios e Ruas
14h - Show “O que você sabe sobre H2O?”, do Mad Science
15h - Show “Gigantes de Ar”, do grupo Pia Fraus
- Parque Villa Lobos


- Sábado, 31 de maio:

11h30 - Pocket show “Gigantes de Ar”, do grupo Pia Fraus
15h - Pocket show “Gigantes de Ar”, do grupo Pia Fraus
Domingo, 1º de junho
11h30 - Pocket show “Bichos do Brasil”, do grupo Pia Fraus
15h - Pocket show “Bichos do Brasil”, do grupo Pia Fraus


- Expedição Rios e Ruas

Saída: Rua Werner Sack, 8 (esquina com a Heitor Penteado)
Chegada: Praça Victor Civita



Enviado por : Ana Ferrareze