Avião movido à luz solar dará volta ao mundo


O Solar Impulse - 2 já está preparado para uma viagem que marcará a história do transporte aéreo.

Totalmente movido a energia solar, o ultraleve será o primeiro a dar uma volta ao mundo sem uma gota de combustível.

A bordo, produtos e soluções da Bayer MaterialScience, divisão de Materiais Inovadores do Grupo Bayer, garantem que o avião seja mais leve e tenha mais eficiência energética, além de proporcionarem o isolamento térmico da cabine do piloto.

O objetivo dos criadores suíços Bertrand Piccard e André Borschberg é conscientizar a sociedade sobre a necessidade de economizar os recursos energéticos do planeta e mostrar que isso é possível.

O Solar Impulse - 2 é prova do enorme potencial das novas tecnologias, que contribuem para a eficiência energética, uso de combustíveis renováveis ​​e novas soluções de transporte.

O primeiro protótipo ficou conhecido por ter atravessado o Atlântico e os Estados Unidos de costa a costa somente com energia solar.

Porém, ainda não era capaz de conquistar o globo porque pesquisas comprovaram que suas asas não tinham tamanho (63,4 metros) e nem células receptoras de energia (12 mil) suficientes para esta jornada.

Já a nova versão recebe a energia solar por cerca de 17.200 células e sua extensão é de 72 metros, a mesma ou até maior do que as dos aviões de passageiros. 

Com estas mudanças, o novo ultraleve passou a ter 2,3 toneladas.

"Sem Bayer e sua missão ‘Ciência para uma Vida Melhor’ este avião não teria sido eficiente o bastante para voar dia e noite sem combustível", disse Piccard.

O Solar Impulse - 2 sairá do Golfo Pérsico e irá para a Índia e o Oceânico Pacífico.



Enviado por : Tatiana Bortolato