Aspen Art Museum que será inaugurado em agosto



O Aspen Art Museum (AAM) abrirá as portas de sua nova sede de mais de 3.000 m2, projetada por Shigeru Ban, dia 9 de agosto próximo com uma festa de 24h. 

O novo AAM está localizado no centro de Aspen e conta com seis espaços expositivos num edifício de quatro andares.

As mostras apresentadas na inauguração serão de Yves Klein e David Hammons [Galerias 2 & 3], numa inusitada combinação de dois dos mais importantes artistas plásticos de nossa era.


Shigeru Ban: Humanitarian Architecture :

[Galeria 1]:  mostrará quatro modelos em tamanho real do trabalho inovador de Ban proposto para minorar questões humanitárias, que permitem ao visitante circundar e também entrar nessas estruturas. Tomma Abts 

[Galerias 4 & 5]:  exibe desenhos, alguns executados especificamente para a ocasião. Rosemarie Trockel 

[Galeria 6] : oferece seu olhar sobre a ligação visceral e inovadora com a cerâmica. Jim Hodges apresenta uma instalação chamada With Liberty and Justice For All (Com Liberdade e Justiça para Todos)na praça no exterior do museu. 

E Cai Guo-Qiang está desenvolvendo um novo projeto para o Jardim de escuturas do museu, no terraço do úlitmo andar.


Sobre o Novo Aspen Art Museum:

Localizado no centro de Aspen, o novo AAM é o primeiro museu de Shigeru Ban nos Estados Unidos. O projeto foi concebido para criar harmonia entre a arquitetura e o lindo entorno de Aspen, ao mesmo tempo em que dialoga com obras de arte, com o público e com o próprio espaço.

A visão de Ban’s para o novo AAM está baseada na transparência e planos com vistas abertas, convidando quem está fora a participar do interior do edifício ao mesmo tempo em que permite a quem está dentro ver o entorno externo como uma experiência única do AAM. 

O museu dispõe de 1200 m2 de área expositiva flexível em seis galerias distribuídas pelos quatro andares do prédio, mais do que triplicando a área expositiva do museu atual. O pé direito é de 4,2 m e a iluminação é basicamente natural.

Visitantes entrarão pelo lado norte, na Avenida East Hyman, acedendo à área de recepção e às duas galerias do térreo. 

De lá, pode-se optar por subir aos níveis superiores pelo elevador de vidro ou pela grande escada, uma passagem intersticial de três níveis situada entre a estrutura da grade exterior e a estrutura interior. 

A escada é dividida por uma parede de vidro que cria uma área de 3 metros no exterior e um espaço interior de 1,8 metros. Essa passagem única permite a relação natural de espaços internos e externos e apresenta um pedestal móvel onde obras de arte serão mostradas.

Há um jardim de esculturas no deck do telhado, com lindas vistas para Aspen, onde acontecerão eventos e exibições, com um café e bar. 

Shigeru Ban previu que visitantes navegassem pelo museu tal como esquiadores e praticantes de snowboard navegam enquanto descem as montanhas, do topo do prédio ao térreo. 

O museu tem passarelas iluminadas que trazem luz às galerias, um espaço pedagógico, loja e livraria, um apartamento para artista residente, área de acervo e preparação de mostras.


Sobre o projeto:

Com a intensificação das atividades do AAM, a construção de instalações maiores e mais modernas foi imperativo. Um concurso escolheu a proposta de Shigeru Ban, foi comprado um terreno no centro de Aspen e as obras começaram em outubro de 2012.

A construção é inteiramente bancada pela iniciativa privada, sendo que o museu continua a levantar recursos com objetivo de obter USD 65 milhões, USD 45 para construir o museu e USD 20 milhões de dotação de capital. Até agora, foram captados USD 58 milhões.



Sobre o Aspen Art Museum:

Fundado em 1979 e aberto o ano todo, o Aspen Art Museum não é um museu de coleção mas sim de exposição de arte contemporânea internacional. 

Entrada é grátis graças a doações de empresas e pessoas físicas, que permitem também oferecer programas que enriquecem a vida cultural da comunidade.

Horário de funcionamento: 3a a sábado, das 10 às 18h, 5a das 10h às 19h. Domingo das 12h às 18h. Fechado às 2as e feriados. 



Enviado por : Daniela Bonacorso