Sustentabilidade é nova inspiração para viajar


A busca por tradições, histórias, patrimônios naturais e culturais preservados é o que move viajantes em todo o mundo. 

Pensando nisso, a Teresa Perez Tours lança o tema da sustentabilidade como nova inspiração para viagens. Ideias, ações e iniciativas que visam proteger povos, paisagens e legados já chegaram ao mundo do turismo e estão presentes de forma criativa em hotéis, cidades, restaurantes, praias e florestas.

Para compilar todas essas novidades, a operadora lança o guia The Traveller Sustentabilidade:

Das catedrais aos ecocondomínios:


O estudo, realizado pela equipe da agência, mostra que a sustentabilidade é uma preocupação muito mais antiga do que pensamos. 

Um exemplo disso é a arquitetura gótica, nascida na França no século 10, que dá prioridade à iluminação interna natural através de vitrais. 


Esse mesmo princípio inspira hoje edifícios comerciais e residenciais – os ecocondomínios. 

Na Europa contemporânea, as ideias verdes convivem harmoniosamente com a tradição: outros bons exemplos são Viena e Amsterdam, onde o transporte público se reinventou ao dar prioridade às bicicletas e carros híbridos e elétricos.


Culturas preservadas e natureza respeitada:


No quesito humano e ambiental, lugares conhecidos por suas riquezas étnicas e naturais também passam por transformações importantes. 

A sustentabilidade cultural, por meio de ações educativas e de respeito às tradições, vem reforçando o orgulho da população de países como a África do Sul e Maldivas, onde as comunidades locais e os hotéis trabalham em conjunto.

Na Índia e no Marrocos, os santuários são cada vez mais protegidos pelos governos e empresas conscientes. 

Como resultado, os viajantes são presenteados com experiências humanas ricas, além de faunas e floras intocadas, que rendem fotografias e memórias inesquecíveis.

Navegando por novas ideias e sabores:

E não é só em terra que é possível perceber mudanças positivas: os cruzeiros marítimos estão adotando modernas técnicas de reaproveitamento e reciclagem, e hoje quase tudo dentro de um navio pode ser reaproveitado.

Na gastronomia, o pensamento é o mesmo – menos desperdício e maior uso de alimentos orgânicos. Até a tradicional Itália adaptou sua gastronomia centenária à proposta. 

Na Toscana, já há restaurantes que usam apenas matéria-prima sem agrotóxicos.


“Viajar para destinos verdes e conhecer suas iniciativas sustentáveis é estar um passo à frente de uma tendência mundial, que cresce cada vez mais. O turismo consciente é uma realidade digna de ser festejada”, afirma o presidente da Teresa Perez Tours, Tomas Perez.


Fonte : Martina Carli