Trabalho temporário: uma grande oportunidade (ou não!)



Natal chegando e o varejo se prepara para o grande volume de vendas que essa época do ano promete. Um período que traz um misto de sensações aos empresários. 

De um lado, a expectativa de vendas extraordinárias; do outro, a preocupação com o único fator que efetivamente poderá proporcionar o sucesso neste momento: os profissionais.

Duas questões precisam ser muito bem avaliadas neste período:

1. Como transformar clientes temporários em clientes seguidores: 


Tentar argumentar com o cliente que o mau atendimento é decorrente da época, devido ao grande volume de pessoas, é perda de tempo. A primeira pergunta que o cliente lhe fará é: “Você já não previa que isso iria acontecer?”. 

Portanto, se você quiser ter apenas clientes temporários, basta atendê-lo como mais um ou agir como se a perda daquele cliente não fosse importante, afinal, terá muitos outros para atender. 

Nunca se esqueça de que o Natal é uma vez ao ano e esse cliente certamente deve fazer compras com maior periodicidade. 

E nunca perca uma grande oportunidade de fidelizar esse cliente, como no momento em que ele retorna para efetuar a troca de um produto. 


Nessa hora, com mais calma, é um momento incrível para demonstrar o profissionalismo da sua empresa. 

Entenda que tudo o que estou dizendo aqui tem a ver com uma postura fundamental para o sucesso de qualquer empresa – o pensamento de longo prazo. Um cliente bem atendido hoje se tornará um seguidor!

Algumas dicas:

- Não julgue: um cliente que faz um compra pequena naquele momento pode ser um grande cliente no futuro. É muito comum uma pessoa levar “lembrancinhas” no Natal para muitas pessoas e fazer excelentes compras no futuro para si mesmo.

- Valorize cada cliente: lembre-se, um cliente mal atendido hoje é um cliente perdido para sempre (e isso custa muito caro!). 


Ao contrário disso, um consumidor bem atendido poderá tornar-se um grande seguidor. Se o movimento estiver grande, mostre para a pessoa que você está se esforçando para atendê-la bem, sempre explique a sua ausência ou a demora no atendimento.

- Faça-o acreditar que fez a escolha certa: ao finalizar a venda, agradeça verdadeiramente o cliente pela preferência, relembre-o de que você estará à disposição caso haja algum problema e deseje do fundo do seu coração que ele tenha boas festas.

2. Como transformar um trabalho temporário em uma grande oportunidade de carreira:


Vou começar esse tópico com uma frase: “Não trabalhe por uma empresa e, sim, pela sua carreira!”. O trabalho pode ser temporário, mas, a sua carreira, não. 

Se você encarar o trabalho na empresa como algo passageiro, provavelmente se comportará dessa forma e não conseguirá bons resultados. 

O maior patrimônio de um profissional é a sua reputação, portanto, independentemente se ficou apenas um mês nessa empresa, você pode aproveitar esse curto espaço de tempo para entregar grandes resultados. Com isso, valorizará o seu currículo. 

E, como empresário e consultor de empresas, posso lhe garantir: uma empresa nunca dispensará um grande profissional. 

No entanto, o mais importante não é isso , o fundamental é cuidar da sua reputação e também pensar em longo prazo. 

A imagem que você transmitirá lhe conduzirá ou não para um futuro profissional promissor.

Algumas dicas:

- Valorize o seu trabalho: a pior coisa que você pode fazer é acreditar que está fazendo aquele trabalho até conseguir algo melhor. Você pode até não querer ser vendedor ou trabalhar no varejo a vida toda, embora seja uma grande carreira. 


No entanto, se você acreditar que o trabalho é algo maçante e não se dedicar, provavelmente essa é a imagem que ficará marcada em você. 

Se você decidiu atuar nessa área, comprometa-se com o trabalho, essa é a melhor forma de demonstrar a sua integridade.

- Encante as pessoas: você nunca sabe quem pode estar diante de você naquele momento. Pode ser um grande empresário, sempre disposto a encontrar grandes talentos profissionais. 


Além disso, entenda que a pessoa naquele momento está comprando algo importante para ela ou para presentear alguém, então, faça desse um momento especial. Isso também é integridade!

- Pense no futuro: o Natal é um período incrível para vender mais e ganhar um bom dinheiro. 


E, com a chegada do final do ano, muitas oportunidades surgirão para gastar tudo. Não faça isso! 

Se o trabalho for realmente temporário, é importante poupar um pouco para que no início do ano você possa ter tranquilidade para buscar uma nova oportunidade. 

Quando estamos sem dinheiro, a tendência é aceitar qualquer trabalho. Se você tiver um fôlego financeiro, poderá analisar com mais calma as propostas de trabalho. 

E mesmo que você esteja empregado, aproveite para fazer uma boa poupança e comece a construir a sua independência financeira.

O varejo é uma grande oportunidade de carreira, afinal, quem aprende a vender, a lidar com clientes, a trabalhar com metas e sob pressão, adquire competências vitais para atuar em qualquer cenário do mundo corporativo. 


A decisão de considerar o trabalho temporário como algo sem sentido é totalmente sua. 

Aproveitar essa oportunidade para construir uma reputação profissional valiosa depende apenas de você!

A dica fundamental, amigos, é simples: pense no futuro!



Autor: Alexandre Prates é especialista em liderança, desenvolvimento humano e performance organizacional