Mata de São João e Lençóis se destacam em premiação do MTur





A Região Nordeste emplacou cinco municípios no ranking de destinos que mais evoluíram no Índice de Competitividade do Turismo, indicador criado pelo Ministério do Turismo, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV) e o Sebrae, para medir o estágio de desenvolvimento dos destinos turísticos do país. Destes, dois são da Bahia, estado que liderou o ranking na região.

Os destinos Mata de São João (BA) e Lençóis se destacaram, ao lado de Ipojuca (PE), Maceió (AL) e Aracaju (SE).

O comparativo foi feito com o desempenho obtido em 2011, em cinco das 13 variáveis pesquisadas em 65 destinos. Elas fazem parte de um grupo seleto de 18 municípios que serão premiados pelo Ministério do Turismo.

Com obras realizadas pelo governo estadual, Lençóis avançou em Infraestrutura Geral e Acesso e Mata de São João, região da Praia do Forte, em Serviços e Equipamentos Turísticos e Economia Local.

Ipojuca (PE), onde fica a praia de Porto de Galinhas, foi a não capital que mais evoluiu em Capacidade Empresarial.

Para medir a competitividade dos destinos, o estudo divide os municípios entre capitais e não capitais.

Cada destino recebe uma nota de 1 a 100 para cada quesito. São avaliadas 13 variáveis em 65 municípios, incluindo todas as capitas brasileiras.

O Índice de Competitividade foi lançado em 2008 e está em sua quinta edição.

As variáveis pesquisados são: Infraestrutura Geral, Acesso, Serviços e Equipamentos Turísticos, Atrativos Turísticos, Marketing, Políticas Públicas, Cooperação Regional, Monitoramento, Economia Local, Capacidade Empresarial, Aspectos Sociais, Aspectos Ambientais e Aspectos Culturais.

O secretário Domingos Leonelli ressalta o desempenho da Bahia na comparação com outros destinos do Nordeste e acredita que as intervenções que estão sendo feitas em Salvador, à exemplo das obras da Orla, Feira de São Joaquim e implantação do projeto de sinalização turística colocarão a capital baiana em uma posição de destaque na próxima sondagem.


Enviado por: Gabriel Carvalho