Roteiros românticos despontam no Perú


Conhecido por seus mistérios, o Perú está despontando como um dos principais destinos românticos da América Latina. O país está entre os favoritos destinos turísticos para casais que buscam uma experiência cultural, espiritual e ao mesmo tempo rodeada de serviços de alto nível e opções para mimar casais com diferentes perfis. 

Muitos desses destinos e serviços são oferecidos pelas principais operadoras de turismo brasileras. Entre as opções estão as cidades de Lima, Cusco e o deserto de Ica.

O Parque do Amor, localizado no distrito de Miraflores, é um dos lugares mais bonitos para admirar o entardecer, sobre um penhasco com vista para o Oceano Pacífico. 

O parque está rodeado por um muro repleto de mosaicos, onde tem gravados nomes de vários casais, assim como frases de famosos poetas e escritores, cujo tema central é o amor.

No centro do parque, uma grande escultura de Victor Delfín chamada “El Beso” representa um jovem casal envolvido em um beijo apaixonado. Todos os anos, no dia 14 de fevereiro, dia de São Valentim (data em que é celebrado o dia dos namorados no Perú), é realizada uma competição para selecionar o casal que der o beijo mais demorado.




Cenário tomado pela riqueza e beleza da arquitetura colonial, o Centro Histórico de Lima é, talvez, a principal referência histórica para a “Cidade dos Reis”, que durante muitos anos foi a joia mais apreciada das colônias da Espanha e considerada a cidade mais rica da América. 



Na Praça Maior, em que estão o Palácio do Governo, a Catedral, o Palácio Arcebispal e a Prefeitura, além do Convento de São Francisco. Na região do centro também está o Convento de São Domingos, edifício destacável da arquitetura colonial que foi concluído no final do século XVI e restaurado recentemente.

Desde que foi declarado Patrimônio Cultural da Humanidade, pela UNESCO (1991), o Centro Histórico de Lima passou a ser o novo bairro da moda da capital peruana, com frequentes atividades e espetáculos ao ar livre. A região conta com mais de 400 monumentos, entre prédios públicos e complexos religiosos, além de lojas e restaurantes de luxo.

Bairro boêmio da capital peruana, Barranco seduz a todos que o visitam, seja pela diversidade de pessoas que passam por lá – o lugar é ponto de encontro de artistas, intelectuais e jovens da cidade –, seja pela quantidade de bares, pubs e danceterias que concentra. As opções vão desde as mais econômicas, como bares e pubs que oferecem variedades de drinks, sanduiches tradicionais peruanos e música popular, passando por discotecas com jazz e rock, até lugares com música eletrônica. Para os mais casais mais enamorados, a Ponte dos Suspiros dá outro tom romântico ao bairro.



Circuito Mágico das Águas :

Conjunto de 13 fontes ornamentais construídas no Parque da Reserva, o lugar é patrimonio cultural da nação. A atração está no Guinness Book, como o maior complexo de fontes do mundo localizado dentro de um parque público.

Para sair de Lima com a sensação de comer e beber com uma das vistas mais lindas do Pacífico, reservar uma das concorridas mesas do belissimo Rosa Náutica é certeza de uma noite romântica a dois. A casa conta com uma carta variada de pratos típicos, como o ceviche, as causas e a base de frutos do mar, e o típico Pisco Sour, saboroso drink peruano.


Cusco:

A cidade repleta de encantos, com certeza é o cenário perfeito para a viagem dos sonhos de qualquer casal. Os encantos começam com a linda paisagem que o destino oferece, montanhas se misturam a uma vegetação repleta de cores vivas, se contrapondo ao céu quase sempre azul do templo dos incas.

A cada esquina das ruas de Cusco, a magia do lugar se renova. As estreitas ruas de pedra, e os muros incas formam uma atmosfera de deslumbre, curiosidade e magia que só o Perú pode oferecer.

Não deixe de caminhar até o bairro de San Blas, reduto dos artistas e boêmios, que durante o dia oferece excelentes opções de compras como as malhas em Alpaca Y Vicuña.

Além da beleza do local as redes de hoteis, restaurantes e operadores locais estão devidamente preparadas para oferecer os melhores pacotes de serviços, com opções customizadas e exclusivas encontradas somente em Cusco.

Os hoteis em Cusco geralmente seguem o estilo colonial, com muitas obras de arte de estillo “Cusqueño”, que se caracterizam pela riqueza de detalhes e a mistura da influência dos Incas e dos espanhois, quando chegaram na região.

Os cafés da manhã, não raramente são ofercidos com pães, queijos e geleias artesanais produzidos na cozinha dos próprios hoteis e com a tutoria de “chefs”.

Na hora do almoço as opções são diversas com restaurantes localizados dentro de museus, como o que está localizado dentro do MAPI – Museu de Arte Pré Colombiana e Indígena-, ou algum com vista para a Praça das Armas, bem no centro da cidade. Também há opções para os que adoram a culinária “gourmet”, como o ChiCha do chef internacional Gastón Acurio.

À noite é possível comer em um dos restaurantes com serviço cinco estrelas da cidade. Há opções com pratos especiais da cozinha internacional como os do restaurante El Tupay do Hotel Monasterio, que fica dentro de uma atmosféra romântica caracterizada pela decoração colonial do local, iluminação à luz de vela, e acompanhado de música clássica, cantada pelos melhores tenores e sopranos de Cusco.

Piquenique no Valle Sagrado :

Imagina começar o dia apreciando a paisagem do Valle Sagrado. É assim que alguns casais decidem amanhecer: tomando um típico café da manhã da região, composto por frutas regionais, sucos, pães e panquecas feitas com quinua e outras delícias, com as montanhas nevadas próximas às salinas de Maras como cenário. A experiência é de tirar o fôlego: beleza natural e o mix de sabores que só o país considerado “O Melhor Destino Gastronômico do Mundo” pode oferecer.


Tarde em um dos SPAs :

O Trip Advisors divulgou, recentemente, uma lista com os dez melhores hotéis SPA da América Latina. Entre as opções estão os peruanos Hotel Tambo del Inka, no Valle Sagrado, e o Inkaterra Machu Picchu Pueblo Hotel, em Águas Calientes.


Matrimônio Andino

Cerimônia simbólica para casais que ainda não oficializaram sua união e para aqueles que desejam renovar seus votos, é uma experiência única, privativa e de beleza natural incomparável. O ritual ancestral ambientado com flores e folhas de coca recria um cenário místico onde os deuses são invocados por um sacerdote andino para garantir á relação uma dualidade que transcenderá a eternidade.

A cerimônia é organizada pelos principais hoteis de Cusco e da região, e inclui o sacerdote andino, um assistente à cerimônia “Aqlla”, tradutor privado, três fotografias, arranjos florais (arco e tapete de flores), buquê, implementos e oferendas, champanhe e presente para os noivos.



Machu Picchu

A ciudadela Inca além de ser um lugar que costuma ser citado como encantador e perfeito para renovar as energias também tem sido escolhido para ser o cenário para a lua de mel de muitos casais. 

A viagem dos sonhos começa com os trens da Peru Rail ou Inca Rail que oferecem serviços altamente exclusivos como jantares desenvolvidos por chefs peruanos, música ao vivo e um espaço sofisticados com sofás, mesas e janelas panorâmicas para que cada sugundo da viagem se torne realmente inesquecível.

Já em Machu Picchu é possível escolher os serviços exclusivos oferecidos pelo Hotel Santuary Lodge, que incluem acomodação em suíte de luxo com vista para as montanhas, arranjos de flores, amenities especiais de lua de mel, vinho e canapés, bolo com decoração especial, casamento andino e música ao vivo. 



Aventura com final romântico: deserto de Ica

O Perú é um destino com muitas paisagens que possibilitam experiências diferentes aos seus visitantes. Uma delas é o passeio em veículo 4X4 nas dunas do deserto de Ica, região Sul do país, aonde guias especializados levam turistas a passeios regados de adrenalina com variados níveis de intensidade.

Os passeios, em geral, são realizados no meio da tarde, com o objetivo de finalizarem com uma grande surpresa aos casais, ao anoitecer. As agências de turismo receptivo oferecem jantar a luz de velas no meio do deserto, com pratos e bebidas especiais servidos com exclusividade.



Fonte : Jaqueline Fonseca