Reserva Biológica Huilo Huilo sediará congresso sobre ecoturismo e preservação ambiental




Considerada um dos principais destinos de ecoturismo do mundo, a Reserva Biológica Huilo Huilo, na Patagônia chilena, sediará, entre os dias 19 e 23 de agosto, o 10º Congresso de Reservas Naturais Privadas da América Latina, que discutirá soluções para aliar o turismo à preservação da biodiversidade e da cultura de povos indígenas no continente.

O evento, que é bienal, já foi realizado em países como Brasil, Costa Rica, Colômbia e Venezuela, e, neste ano, chega ao Chile pela primeira vez. A escolha de Huilo Huilo como sede do acontecimento não é por acaso: com uma área de 100 mil hectares, o local abriga e preserva fauna e flora variadas e uma das poucas florestas de clima temperado remanescentes no mundo.  

Em dezembro do ano passado, foi eleito como o melhor destino do mundo na categoria "Conservação da Vida Silvestre e Habitat", pelo prêmio "Virgin Holidays Responsible Tourism Awards 2012".

Durante o congresso, serão discutidos temas como turismo sustentável, educação e resgate patrimonial, ações destinadas a conservação do meio ambiente e preservação da cultura de povos indígenas. Darão palestras no evento autoridades ambientais de diversos países da América Latina, profissionais especialistas em meio ambiente e líderes indígenas da etnia mapuche, muito presente na área que cerca Huilo Huilo.




 Sobre Huilo Huilo:

Localizada nas selvas da Patagônia do Chile, a três horas de carro da cidade de Temuco, a Reserva Biológica de Huilo Huilo ocupa uma área de 100 mil hectares e abriga uma das poucas áreas de florestas de clima temperado que restam no mundo.

 No local, existem 95 espécies de aves, 12 mamíferos, 328 espécies de flores, vulcões nevados, lagos, rios e cachoeiras com quase 40 metros de altura. 

O destino se encontra cercado por uma zona de intensa exploração madeireira e um de seus objetivos, como reserva biológica, é preservar um dos mais importantes ecossistemas da América do Sul.  

Dentro de Huilo Huilo foram erguidos, na ultima década, quatro hotéis de arquitetura exótica e infraestrutura excelente, que oferece passeios guiados pela região, restaurantes de alta gastronomia, uma fábrica de cervja artesanal, um museu com achados arqueológicos e muito conforto para o turista. 

Todos os edifícios são feitos com madeira de reflorestamento e foram projetados para se integrar à natureza que os rodeia da maneira mais harmoniosa possível. 

Com altitudes que variam de 500 a 2000 metros sobre o nível do mar, a Reserva Biológica tem atividades para todo o tipo de terreno: no inverno, é possível subir ao vulcão Mocho-Choshuenco e praticar snowboard, tubbing e escaladas, além de pilotar motos de neve. E em estações mais cálidas, o vistante pode praticar rafting e nadar nos lindos lagos da região. 



Enviado por :.Mauro Cassane