Viagens e Turismo em pauta de pesquisa





94% dos brasileiros da região sudeste (Classe AB) viajaram ao menos uma vez nos últimos seis meses. Este é um dos dados coletados em pesquisa realizada pela Hibou (“coruja” em francês), empresa especializada em pesquisa e monitoramento de consumo, com usuários de iPhone. Interessada em conhecer mais sobre os hábitos de viagem dos paulistanos a Hibou coletou dados que ainda mostram uma preferência do brasileiro de optar por destinos nacionais. 

Apenas 11% das viagens feitas nos últimos 6 meses foram para os EUA, e 10% para a Europa. Nordeste e Sudeste empatam em 18% como os destinos mais visitados. Em contrapartida o “Sonho de Consumo” de viagem da amostragem são justamente EUA e Europa, que empatam em cerca de 30%.

Boa notícia para agências de viagens e companhias aéreas: viajar continua dos planos de 87% dos entrevistados e 27% pretende fazer isso nos próximos 6 meses, sendo que mais de 40% dos viajantes fizeram seu último passeio de avião. Em relação aos grupos de viagem, a família ganha disparado, com mais de 50% da preferência. Pouco mais de 40% costumam viajar com amigos e 20% viajam sozinhos.

Os hotéis também estão em boa posição estratégica, pois quem viaja prefere ficar em hotel do que casa de parentes, amigos, ou albergues. 

“Percebemos pela pesquisa, a preferência das pessoas por se hospedarem em hotéis, mesmo quando possuem parentes no destino”, diz Ligia Mello, sócia da Hibou e coordenadora da pesquisa. Aluguel de casas por temporada faz parte da realidade de apenas 20% dos viajantes e albergues menos de 10%.

Lazer ainda é o principal motivo das viagens, com mais de 70% das intenções do passeio. “O brasileiro AB+ tira sua família da rotina em busca de lazer e bem-estar”, afirma Ligia.



Enviado por : Beatriz Minne Schauff