Reserva Biológica Huilo Huilo busca título de destino mais sustentável do mundo



A Reserva Biológica de Huilo Huilo, localizada em Neltume, na região dos Rios Chilenos, está entre os finalistas do "Virgin Holidays Responsible Tourism Awards 2012", concurso organizado pela companhia inglesa "Responsibletravel.com" para premiar os destinos turísticos mais sustentáveis do mundo.

Huilo Huilo é um destino da operadora Euroandino, do Chile, e foi escolhida entre mais de 1,6 mil concorrentes de todo planeta. 

O concurso visa promover mundialmente o preceito de que toda classe de turismo pode e deve ser feita de forma que se preserve, respeite e beneficie as comunidades locais. 

O ganhador deste importante prêmio será conhecido entre os dias 5 e 8 de novembro, durante o World Travel Market, realizado anualmente em Londres.

A Reserva Biológica Huilo Huilo chegou na final por destacar-se como um destino preocupado com a integração da comunidade local, o turismo sustentável e a preservação do meio ambiente.


Há mais de 10 anos, Huilo Huilo empreendeu um processo de reciclagem nas cidades de Puerto Fuy e Neltume. Antes, os moradores baseavam sua economia na exploração madeireira, atualmente se dedicam a atividades relacionadas ao turismo.

A reserva já havia sido destaque pelo seu projeto de conservaçaõ e turismo. Sendo eleita, em 2011, pela Federação de Empresas de Turismo (Fedetur) como destino turístico mais sustentável do Chile.


Fonte: Edinara Kley