Similaridades entre Brasil e E.U.A em sustentabilidade no Suplly Chain



                                                                                                                    





Nos últimos anos, a idéia de sustentabilidade tem amadurecido progressivamenteno âmbito corporativo, principalmente na área de Supply Chain. A maneira de investir e enxergar o meio ambiente tem progredido em dimensões mundiais, mas ainda não chegou à sua evolução total.

Além da preocupação com o meio em que vivemos, existem outros benefícios atrelados aos investimentos à sustentabilidade em Supply Chain. Entre eles po­demos citar a influência positiva na imagem da marca e principalmente a econo­mia significativa para quem aposta na tática, sendo que os dois itens são com­provados por grandes empresas.

Dentro do cenário atual, a definição de sustentabilidade para os negócios de Su­pply Chain resume-se em investir em longo prazo, somando ao valor da marca e estimulando ações que contribuam para a melhoria do meio ambiente e à socie­dade como um todo.

Entretanto, os métodos para que os setores ligados à cadeia de suprimentos de uma empresa mantenham características sustentáveis são complexos. Não basta que executem apenas atos de forma tradicional. É preciso conhecer, examinar e avaliar como funciona a área de Supply Chain dentro de cada empresa.
Por isso o Inbrasc (Instituto Brasileiro de Supply Chain) trabalha efetivamente na ajuda da progressão de um ambiente corporativo sustentável solucionando dúvi­das e questões que rondam o setor.
Neste sentido o Instituto divulgou um estudo abordando as principais necessidades do setor relacionadas à sustentabilidade. As perguntas foram respondidas entre os dias 06 e 07 de fevereiro por líderes da área de SC.

INBRASC ELABORA ESTUDO QUE CONTRIBUI PARA A PROGRESSÃO DA SUSTENTABILIDADE EM SUPPLY CHAIN:

Um estudo realizado nos Estados Unidos da América pela SCM World mostrou que existem semelhanças entre o Brasil e o país norte-americano com relação aos investimentos e demandas de sustentabilidade na área de Supply Chain.

O estudo norte-americano foi elaborado pelos renomados executivos da área Dr. Hau Lee e Kevin O’Marah.

De acordo com as duas pesquisas, grande parte da demanda dos esforços de sustentabilidade está ligada diretamente à pressão dos líderes, como veremos nas duas primeiras figuras, em que os gráficos, apesar de apresentarem percentu­ais diferentes mostram que a escolha das respostas por parte dos executivos são parecidas.

Além disso, outros aspectos apresentam similaridades, como os motivos que direcionam os esforços em sustentabilidade dentro da empresa e os incentivos oferecidos por elas, na intenção de melhorar a as ações sustentáveis dos seus fornecedores.

Os destaques deste estudo incluem:

- A origem dos esforços de sustentabilidade dentro de cada empresa.

- Os motivos que direcionam os esforços dentro das empresas.

- Os obstáculos e dificuldades relacionadas a sustentabilidade no setor.

- Os incentivos dentro das empresas.

- Os resultados obtidos pela empresa.


BRASIL E EUA APRESENTAM SEMELHANÇAS NO SETOR:

Os esforços ligados à sustentabilidade devem existir de forma equilibrada envol­vendo todos os setores que compõe a cadeia. 

Entretanto, os estudos realizados em ambos os países apontam que os investimentos à sustentabilidade provem da pressão dos líderes das próprias empresas, com 45% das respostas escolhidas no Brasil e 38% nos Estados Unidos.

Nos dois países a opção lidera o ranking.

Outro aspecto a destacar é que a imposição sustentável dos clientes causa mais impacto nas decisões dos executivos que a pressão do governo. 

Nos dois países o item aparece em segundo lugar com 29% (Brasil) e 26% (EUA).

Contudo, podemos deduzir que o governo brasileiro exerce pouca pressão e oferece raros incentivos as ações sustentáveis, já que o país apresentou uma por­centagem pouco menor comparada aos EUA, com 12% (Brasil) e 20% (EUA).

De onde provem a demanda dos esforços de sustentabilidade da sua empresa?

Veja o gráfico abaixo.



DEMANDA DOS ESFORÇO EM SUSTENTABILIDADE PROVEM DOS LÍDERES







 A economia de milhões de dólares e o aumento das vendas são alguns dos agen­tes que direcionam os investimentos em sustentabilidade.

Entretanto, o que mais entusiasma na visão dos líderes da área de supply chain são questões ligadas à imagem positiva junto ao cliente e a valorização da marca. 


Este cenário é válido para as duas realidades, nacional e norte-americana liderando o ranking com respectivamente 67% (BR) e 32% (EUA).

A informação de que os incentivos governamentais à sustentabilidade no Brasil e nos Estados Unidos da América são mínimos se consolida no momento em que analisamos a prioridade das duas nações.

Quais são os principais motivos que direcionam os esforços em sustentabilidade na sua empresa?



IMAGEM POSITIVA E VALORIZAÇÃO DA MARCA LIDERAM O RANKING




Mesmo com grande parte das empresas trabalhando no investimento à susten­tabilidade, ainda existem obstáculos que dificultam a progressão sustentável. 



De acordo com a pesquisa, o principal obstáculo está ligado à falta de conhecimento e experiência para realizar projetos de melhoria, no Brasil 33% das pessoas entrevistadas escolheu esta opção.

A falta de recursos e o fato de não haver nenhum retorno mensurável também são pontos que dificultam a ação, as opções apresentaram respectivamente 21% (BR) e 17% (EUA) das respostas.

Concluí-se que há interesse em investir na sustentabilidade, mas não existem ações efetivas, já que a resistência interna e a resistência do fornecedor aparecem como minoria, com 17% (BR) e 13%(EUA) das respostas.

Em sua opinião quais os principais obstáculos nos investimentos em sustentabili­dade?

DIFICULDADES À PROGRESSÃO SUSTENTÁVEL


A maior parte das empresas contribui para a sustentabilidade atribuindo incenti­vos como preferência aos fornecedores com perfil sustentável, além de oferece­rem melhores termos e condições contratuais. 


Neste âmbito, o Brasil apresenta um cenário semelhante ao dos Estados Unidos da América. Como mostra o gráfi­co abaixo.


O item “Fornecedor preferencial” lidera o ranking com 57% (Brasil) e 30% (EUA). 

As facilidades nos termos e condições contratuais também se apresentam como ações efetivas, já que nos dois países a opção fica em segundo lugar, com 21% (Brasil) e 22% (EUA).

Quais são os incentivos colocados pela sua empresa como apoio para melhoria de sustentabilidade aos seus fornecedores?


EMPRESAS ADOTAM INCENTIVOS À SUSTENTABILIDADE NO SETOR




Pode-se dizer que, no Brasil, os resultados gerados com a aplicação de programas e investimentos sustentáveis são considerados bons. 


De acordo com a pesqui­sa, o resultado está ligado diretamente com a melhoria na satisfação do cliente, quase metade dos entrevistados (45%) escolheu esta opção.

Além disso, uma parte considerável dos profissionais afirmou que houve uma melhoria no relacio­namento com os fornecedores (38%), melhorando também as oportunidades de novas vendas (35%).

Sendo assim, o Inbrasc tem trabalhado efetivamente no estudo de temas rele­vantes para o setor de Logística e Supply Chain. 

Sendo que um dos principais objetivos é manter o mercado atualizado por meio da coleta das informações proeminentes ao mercado atual.

Quais resultados você obteve com os esforços em sustentabilidade?





ESFORÇOS EM SUSTENTABILIDADE ORIGINAM BONS RESULTADOS