Sua festa está segura?





O mercado brasileiro de eventos está aquecido e promete viver a década de ouro. As festas e eventos estão cada vez mais comuns e valorizadas. Por isso, dor de cabeça antes, depois e, principalmente durante a festa, é algo que ninguém deseja e espera. 

No entanto, não estamos livres dos transtornos e imprevistos, mas podemos estar prevenidos caso algo aconteça. Hoje, o mercado de seguros oferece um serviço muito interessante, prático, vantajoso em relação ao custo-benefício, mas que ainda é pouco conhecido pelo público. 

De acordo com a corretora de seguros da Lastro, Juliana Marafon, “o seguro para eventos é um seguro completo, personalizado e de fácil contratação, que pode ser feito em qualquer lugar do Brasil e ainda oferece coberturas do início ao fim do evento (seja ele corporativo, uma festa particular ou de entretenimento para o público em geral), tanto para o segurado, como para terceiros”, explica. O seguro nesta área tem ganhado destaque, pois o mercado brasileiro de eventos vive um bom momento e deve crescer ainda mais nos próximos anos. 

“A procura por eventos é grande e, consequentemente, a preocupação com tal investimento também”. Neste contexto, Carmem Madrilis, coordenadora do departamento de eventos da empresa em que trabalha, conta que, por não ter ciência do seguro, sofreu alguns danos em eventos que prejudicaram o seu trabalho. “Uma vez eu contratei uma grande cenografia, de fundo de palco, para um evento corporativo. O fornecedor pegou o serviço completo de audiovisual, porém, não conseguiu montar no tempo combinado. Tivemos então que improvisar a montagem e a lona de fundo do palco ficou muito amassada. 

Mesmo assim, tivemos que pagar o valor integral do trabalho. É algo pequeno perto de outros possíveis grandes danos, mas informar-se sobre esse tipo de seguro, principalmente na minha área, em que trabalho só com eventos, é fundamental”. declarou Carmem. Juliana esclarece também que, além de ser recomendado para clubes e salões de festas, este seguro pode ser contratado para eventos corporativos, shows, pelos noivos para uma festa de casamento ou por formandos para uma festa de formatura. 

“Serve para eventos de todos os portes”. E se ainda há dúvidas quanto a contratar ou não um seguro específico para estes casos, a corretora da Lastro acrescenta: “Sempre existe a possibilidade de ocorrer algo na festa como um incêndio, tumulto ou qualquer outro fato apto a causar danos. Acontece que, muitas vezes, tais danos podem necessitar de valores exorbitantes para serem reparados. 

Logo, justamente, para proteger o patrimônio do responsável é que se deve contratar o seguro em questão”. 

Coberturas do seguro de eventos: 

• Responsabilidade civil do organizador;

 • Responsabilidade civil do expositor; 

• Instalação, montagem e desmontagem; 

• Responsabilidade civil no fornecimento de bebidas e comestíveis; 

• Responsabilidade civil de danos morais; 

• Responsabilidade civil de guarda de veículos de terceiros; 

• Responsabilidade civil para pessoas designadas. Riscos diversos: 

• Danos ao conteúdo do local de risco; 

• Não-utilização do local; 

• Não-comparecimento do artista ou pessoa designada; 

• Equipamentos eletroeletrônicos musicais e cinematográficos; 

• Equipamentos em exposição. 



 Enviado por : Daniela Rollim