Linha de Crédito para os CTs da Copa do Mundo




Cidades paulistas inscritas para receber seleções poderão investir em infraestrutura turística Os municípios paulistas que lutam para ser um dos 90 Centros de Treinamentos - que hospedarão as seleções estrangeiras durante a Copa do Mundo 2014 - ganharam um novo estímulo.

Os escolhidos terão acesso a uma linha de crédito da Agência de Fomento Paulista e o aumento de investimento permitido pela "Lei de Incentivo ao Esporte". Os juros serão de 2% ao ano (mais IPC/FIPE), subsidiados pelo governo estadual de SP, com prazo de pagamento em até 10 anos. 

A informação foi dada durante o ‘2º Seminário Cidade Base - Oportunidades e Desafios’, realizado nesta quinta-feira (9), no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo. Cerca de 200 cidades brasileiras estão sendo avaliadas pelo Comitê Organizador Local (COL). E a meta é entregar à FIFA, em 2013, uma relação final de 90 alternativas. 

A partir daí, cada seleção terá o direito da escolha final. O benefício estará disponível para a administração pública e a iniciativa privada, e pode ser usado na construção, reforma ou modernização de arenas ou centros de treinamento. O crédito também será oferecido a hotéis e pousadas. 

O valor permitido para a captação dos recursos irá dobrar, dos atuais 60 mil para 120 mil UFESPS (Unidade Fiscal de São Paulo), equivalente a R$ 2,250 milhões. De acordo com o Escritório de Acomodações da FIFA-Match, já foi iniciada a vistoria dos equipamentos esportivos paulistas. 

Segundo a empresa, cerca de 30% dos locais em análise pelo COL, em todo o país, estão no estado de São Paulo. Desses, são 64 hotéis inscritos, ou 20% do total. O coordenador do Comitê Paulista, Fábio Lepique afirmou que São Paulo entra forte na briga: “até o momento, temos 44 cidades inscritas, e o que nos difere das outras cidades são as opções para todos os gostos: perto de montanhas ou praias, movimentadas ou calmas”. 

Lepique também ressaltou que grande parte das cidades tem viés turístico, fato que pode ajudar na captação de turistas, sem falar do legado que uma Copa do Mundo pode deixar.