Tudo que é vidro deve virar vidro !


No dia 5 de junho, será celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente. Nesta data é importante lembrarmos alguns dados que refletem a difícil situação do Brasil em relação a poluição do ar e do solo.

Não restam dúvidas que os automóveis são considerados os grandes vilões da poluição atmosférica, por liberarem diferentes poluentes como o monóxido de carbono, dióxido de azoto e compostos orgânicos voláteis, os quais têm efeitos negativos não apenas sobre o meio ambiente, mas também sobre a saúde humana.

Como se não bastasse, todos os meses são despejados na natureza cerca de 5 mil toneladas de resíduos de vidros automotivos, um material de dificílima degradação, o qual leva cinco mil anos para se decompor.

No Brasil, a reciclagem dos vidros automotivos é quase que inexistente, se formos comparar com os Estados Unidos e a Europa, onde o índice é superior a 50%. Por essa razão, o Instituto Autoglass não mede esforços para que o Projeto de Lei nº 477/2009de autoria do senador Gerson Camata (PMDB-ES), que obriga a reciclagem de vidros automotivos em todo o País, seja aprovado.

Atualmente, esse PL, que foi aprovado no Senado Federal no ano passado, está na Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização de Controle (CMA) da Câmara dos Deputados.

O único Estado onde a Lei foi aprovada é o Espírito Santo. Em vigor desde 2008, essa legislação estabelece que as empresas que fabricam, comercializam, importam ou instalam vidros devem se responsabilizar pela coleta, reciclagem e descarte final dos produtos. E é essa região que justamente colabora para os 4%, em nível nacional, quando o assunto é reciclagem de pará-brisas.

Atualmente, o Instituto Autoglass recolhe, em todas as suas 32 unidades e 700 pontos de atendimento, 130 toneladas, por mês, do material. É um número muito pequeno considerando o universo do volume dos resíduos despejados na natureza mensalmente.

Para que esse número cresça, a indústria, as empresas e a população só precisam se unir. Se trabalharmos em conjunto, teremos ganhos de produtividade, preço e escala que serviriam para aumentar o índice de reciclagem. Contudo, é triste informar que nem todos estão conscientes destes problemas, seja por falta de informação ou até mesmo por puro desinteresse.

Mas, vale ressaltar que a sociedade está, a cada dia, mais preocupada e consciente de suas atribuições e do papel que as empresas têm de assumir no processo de sustentabilidade e proteção ao meio ambiente. Consumidores estão comprando mais produtos sustentáveis. Muitas organizações já estão dando preferência por fazer negócios com empresas que tenham atitudes sustentáveis. Portanto, é importante ficar atento!

Tudo o que é vidro vira vidro. A expressão comum na indústria vidreira resume bem o potencial de reaproveitamento desse material. Diga-se de passagem, um material que é 100% reciclável. Se fizermos certinho o dever de casa e passarmos a reciclar os vidros automotivos em nível nacional, dentro de dez anos ultrapassaremos a Europa e os Estados Unidos.

Nesse Dia Mundial do Meio Ambiente, nós, do Instituto Autoglass, queremos, solicitar que as pessoas comecem a se tornar agentes ativos do desenvolvimento sustentável, promovendo a ideia de que comunidades e indivíduos têm de mudar suas atitudes em relação ao uso dos recursos e das questões ambientais.

Neste Dia Mundial do Meio Ambiente, o Instituto Autoglass deixa um alerta para que as empresas, governo e sociedade se unam e comecem a pensar, com apreço, nas questões relacionadas ao meio ambiente. A implementação de programas de reciclagem resulta em enormes benefícios econômicos, sociais e ambientais.

A reciclagem é fundamental para o nosso planeta, uma vez que nenhuma matéria prima é infinita. Todos devemos começar a pensar no futuro de nossos filhos e netos, que têm mais do que o direito de nascer num planeta limpo e organizado. A responsabilidade pela melhoria do processo de vida só depende de nós. Ela deve ser melhor compartilhada a fim de que possamos não somente dar um destino útil aos resíduos gerados, mas também garantir para toda população uma melhor qualidade de vida.


Enviado por: Kleber Carreira é diretor do Instituto Autoglass.