City Tour redescobre a história de Foz do Iguaçu


O que faz de Foz do Iguaçu uma cidade diferente das outras? O que faz dela uma cidade cosmopolita no interior do Paraná? Por que uma comunidade tão grande de árabes e orientais? Por que tamanha desigualdade social? Este realmente era um território que pertencia à Argentina? Como foi a guerra do Paraguai?”

Estas e outras milhares de perguntas a Loumar Turismo está respondendo em seu novo produto, um City Tour pela história de Foz do Iguaçu.

O passeio tem 3 horas de duração, o inicio e o término acontece no Iguassu Information Center (Hotel Águas do Iguaçu). Os principais pontos por onde o City Tour passa é a Avenida Brasil, o 34º Batalhão de Infantaria Motorizada, Praça Getúlio Vargas, Antigo Hotel Cassino, Colégio Bartolomeu Mitre, Mesquita Árabe, Gresfi, Cooperativa de Artesãos de Foz do Iguaçu, Colégio Agrícola e Marco das 3 Fronteiras. Em um primeiro olhar, estes pontos podem parecer rotineiros, mas escondem muitas histórias importantes e curiosas.

O Gresfi, por exemplo, foi um dos primeiros aeroportos de fronteira do Sul do País, que funcionava como correio militar e depois da inauguração da rota comercial chegou a receber visitantes ilustres como Walt Disney, Henry Fonda e Grace Moore.

O tur pela cidade é realizado em uma van com moto-guia poliglota, durante o trajeto acontecem três paradas onde o turista poderá tirar fotos e contemplar a arquitetura da Mesquita e a natureza do Marco das Três Fronteiras, por exemplo.

Durante o passeio o turista vai passar por alguns pontos fundamentais da cidade de Foz do Iguaçu, se surpreender ouvindo curiosidades como a de Santos Dumont, que foi também um importante personagem da história local. Ou então saber que no início de sua fundação a cidade era formada por apenas 324 pessoas, sendo que somente 11 delas eram brasileiros e o restante paraguaios, argentinos e de outras nacionalidades.

Pesquisa:

Para a criação desse projeto, a Loumar Turismo realizou um levantamento histórico, com a ajuda de pioneiros e de arquivos da Biblioteca Municipal e de Turismo. “Foi preciso resgatar 96 anos de histórias e encaixar os fatos. Foz do Iguaçu também não tem um museu municipal, então realizar o resgate não foi uma atividade fácil. Fazer com que a história se mantivesse fiel com a dos pioneiros foi desafiador”, comenta a gestora do projeto, Letícia Roese.

Serviço:

City Tour em Foz do Iguaçu

- O Citytour é realizado todos os dias com saídas às 9h30 da manhã e tem duração de aproximadamente de 2h30min.

- Iguassu Information Center: Avenida Brasil, 48. (Anexo ao hotel Águas do Iguaçu)



Fonte: Garon Piceli