Voce esta preparado para ingressar no mercado hoteleiro?




Em algum momento durante um curso de hotelaria, muitos estudantes optam em seguir uma determinada área dentro do hotel. Por incrível que pareça, nem todos almejam um dia chegar a ser Gerente Geral, Diretor, ou um cargo acima, muitos dizem que isto é uma conseqüência de uma carreira bem formada. Em parte está certo pois sem uma bela carreira, dificilmente haverá promoção. 

A pergunta é: - Você acaba de se formar, acha que aprendeu tudo o que precisava para ingressar na nova carreira, ou, acaba de ser promovido, você está preparado para o novo cargo? O hotel tem seus diversos setores, todos interligados, mas, cada qual com suas características e peculiaridades. Algumas pessoas realmente almejam somente um setor para o resto da vida, ótimo, será um bom especialista na área. 

Para os que buscam uma gerência geral ou um cargo que englobe as demais áreas é muito importante ter conhecimento das outras áreas. Muitas vezes a pessoa sente falta de Ter estudado determinado assunto pois só na prática verá que é importante e infelizmente se prende somente àquilo que é dado em aula. 

Biblioteca é um local muito importante para visitas constantes, mas infelizmente nem todos acham isto. No caso de profissionais, alguns acham que estão bem, fazem o seu serviço com perfeição e não se interessam em trocar informações com colegas de outras áreas ou tentar se inteirar do que se passa no resto do hotel. 

Em todos os setores o conhecimento de administração, custos, almoxarifado, recursos humanos, segurança no trabalho, conhecimento básico da legislação que rege a hotelaria é fundamental. 

Em alguns casos como mostrarei a seguir é muito importante outros conhecimentos. 

Governança: A pessoa responsável desta área tem que saber sobre produtos químicos, seus usos e precauções no manuseio, o que serve cada tipo de produto, qual o melhor modo de comprar, se em supermercados ou em empresas especializadas que possuem produtos profissionais com dosadores e dão até curso para os funcionários, o conhecimento sobre tecidos também é muito importante, na hora da compra do enxoval é importantíssimo saber qual a melhor mistura de tecidos,(100% ou 90/10), como são lavadas as roupas e tudo o que envolve o processo de lavanderia (fluxograma, tempo, produtos químicos, tipos de lavagem, etc.). 

Conhecimento sobre o manuseio de equipamentos de limpeza industriais, etc. Hospedagem: Esta é uma área mais voltada ao atendimento dos hóspedes. O conhecimento de “regras” de cerimonial é importantíssimo pois é comum receber estrangeiros, e alguns deles exigem um atendimento diferenciado. 

Etiqueta nesta área é imprescindível, como falar ao telefone, como andar no ambiente, como se portar, postura, etc. O conhecimento do funcionamento das companhias aéreas também é importantíssimo pois o hotel faz muitos serviços entre hóspedes e companhias. 

Alimentos & Bebidas: Este é o que exige mais conhecimento técnico devido suas características. O conhecimento de procedimentos de higiene e conservação de alimentação (HACCP), a montagem de um cardápio que tenha uma harmonia desde a salada até a sobremesa que além de combinarem são fáceis de fazer e que não tenha um custo elevado. 

Conhecimentos de tipos de serviços como o Inglesa, À Francesa, Buffet, etc. O gerente de A&B também deve conhecer um pouco da história do pais ou região que configura seu restaurante ou buffet temático. Como é um setor que sempre está se modernizando em se tratando de equipamentos, é importantíssimo que se mantenha atualizado. Estar sempre atualizado também com a legislação vigente da Vigilância Sanitária. 

Administração: Budget, Business Plan, relatório de caixa, movimentação financeira, fluxo de caixa, follow-up, departamento de pessoal, contas a pagar, contas a receber, bancos, relacionamento com agencias de viagens, empresas e fornecedores, almoxarifado, etc. 

Eventos: Noções de equipamentos eletrônicos, noção de espaço, conhecimento dos vários tipos de eventos possíveis e montagens, conhecimento de alimentos e bebidas para venda de coffee-breaks e refeições, negociação com empresas, etc. 

Enfim, coloquei aqui, alguns setores e tarefas por eles realizados.O que quero colocar é que o conhecimento do maior número de área é muito importante para carreira. Imagine as seguintes situações: 

Primeiro: Enumere todos os setores de um hotel e veja se você tem o conhecimento dos procedimentos das áreas. 

Segundo: Você acaba de assumir uma gerência de um hotel que será inaugurado em alguns meses. Toda a parte de contratação e treinamento será dado por você. Você está pronto para isso? 


Fonte: Osvaldo Scarpin - formado em hotelaria em Canela (RS), atua ha vários anos no ramo, passando pelas maiores redes nacionais e internacionais. Atuou nas áreas de Hospedagem, Comunicação, A&B, Gerencia Geral, trabalhou em várias cidades e regiões do Brasil e Suiça.