Hotel, além de hotel




Em uma pesquisa própria e informal fiz a seguinte pergunta a várias pessoas em 4 estados por onde já morei: - O que é um hotel? A resposta mais obtida foi: - Hotel é o lugar onde a pessoa dorme quando viaja! (sem falar nas pessoas que diziam Ter medo ou vergonha de entrar em um empreendimento de hospedagem com medo de serem expulsas). Esta resposta não está errada, porém incompleta. 

Nós que somos do meio hoteleiro sabemos qual o potencial de um empreendimento de hospedagem, mas nem sempre fazemos a Maximização do produto, ou seja, vamos atrás de estratégias de vendas que atingem somente as pessoas que precisam do hotel no cotidiano. Complementando a resposta acima, um empreendimento de hospedagem é muito mais do que se imagina. 

A grande parte da arrecadação hoteleira vem realmente da hospedagem e a outra parte divide-se em vários pontos de vendas. O que precisa ser feito é a divulgação e o esclarecimento às pessoas do que realmente é um empreendimento hoteleiro em seu todo e de que para usufruir de alguma das dependências não é necessário estar hospedado. Onde estão as melhores salas para eventos, convenções, pequenos encontros, workshops, etc.? 

No ranking dos melhores restaurantes onde estão localizados grande parte deles e de onde saíram a maioria dos grandes Chefs? Em que tipo de bar pode-se desfrutar de um hapy hour sem se preocupar em estacionamento, pois na maioria dos hotéis há serviço de manobrista, e onde mais pode-se contar com a segurança, ótimos serviços, padrão de atendimento, senão em um empreendimento de hospedagem. 

Cada vez mais os empreendimento de hospedagem estão preocupando-se em modernizar seus equipamentos,dispor de serviços onde o cliente sinta-se em casa ou no escritório, mas não preocupam-se em fazer esta divulgação. É raro hoje encontrar em um veiculo de imprensa comum a todos os cidadãos, algo a respeito, mas em veículos do meio hoteleiro e especializadas em business onde pequena parte da população tem acesso. A não ser é claro de casos específicos como resorts, pousadas e hotéis de lazer, em determinadas épocas do ano. 

Quantas pessoas deixam de freqüentar bares, restaurantes, academias, salas de eventos, estacionamentos,etc, dos empreendimentos de hospedagem pelo simples fato de não saberem que isto é possível? Nós hoteleiros temos um produto completo nas mãos mas nem sempre buscamos todos os caminhos para a otimização de todo o potencial que este empreendimento oferece. 

Outro simples fato que já ajudaria na incrementação da arrecadação de um empreendimento hoteleiro é o ato de incentivar o consumo interno, fazendo com que o hóspede fique o mais tempo possível dentro do estabelecimento e consumindo, é claro. Mas é comum, quando um cliente pergunta onde há um bom restaurante ser informado que logo ali na esquina há um ótimo, e não que no próprio estabelecimento há um muito bom. 

Com o aumento da concorrência a maioria das pessoas preocupam-se em manter o cliente e não buscar novos consumidores. (Não confundam novos consumidores com novas empresas). 

Resumindo, em um empreendimento hoteleiro (claro, de acordo com o padrão) há bons restaurantes e bares, estrutura física e pessoal para realização de eventos, segurança, estacionamento com manobrista, localização pulverizada por toda a cidade, glamour do clima hoteleiro, serviços de alto padrão, etc., que argumento mais será que é preciso para trabalharmos com todo o potencial de um empreendimento de hospedagem? 

Este é apenas um pequeno comentário sobre um empreendimento de hospedagem. É certo de que a grande maioria das pessoas não sabem o que é um hotel, imagine se a pergunta fosse esta: O que é um Resort, Spa, Kur, Flat, Hotel Residência, Hotel Fazenda, Lodge, Motel... (que aliás também são desconhecidos do publico).


Fonte: Osvaldo Scarpin - formado em hotelaria em Canela (RS), atua ha vários anos no ramo, passando pelas maiores redes nacionais e internacionais. Atuou nas áreas de Hospedagem, Comunicação, A&B, Gerencia Geral, trabalhou em várias cidades e regiões do Brasil e Suiça.