Como os brasileiros homenageiam seus finados





Os Cemitérios de todo o Brasil irão se colorir de flores em celebração ao Dia de Finados (02/11). A tradição de homenagear os mortos é universal, mas no Brasil, apesar de sempre ter sido celebrada, foi somente a partir de 2002 que a data foi instituída como feriado nacional, após lei sancionada pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso.

O cunho religioso que envolve as homenagens é a principal base para as celebrações. Para os brasileiros, além de visitar os cemitérios para decorar os túmulos com flores, é comum acender velas e fazer orações pelas almas daqueles que já se foram. A prática é menos comum entre os jovens, mas segue sendo uma tradição respeitada e cultuada, ano a ano, pelas pessoas mais velhas.

No interior de São Paulo, além das flores, é comum ver cata-ventos coloridos decorando os túmulos. Gestor de quatro cemitérios do Grupo Zelo, maior empresa de serviços funerários do Brasil, localizados em Hortolândia, Mogi Mirim, Guarulhos e Rio Claro, Renan Moraes observa há muitos anos esse costume. “É uma tradição que traz mais beleza e leveza para os nossos cemitérios-parque, decorando o gramado como se fosse um grande jardim. Cada um ao seu estilo, mas sempre com muitas cores”, ressalta. Outra tradição nos locais sãos os velários, espaços exclusivos para que as famílias acendam suas velas e façam orações ao ente falecido.


                                                   
     Cata-ventos são decoração comum em cemitérios do interior de São Paulo

Na região Nordeste do Brasil, falar de morte e homenagear aqueles que partiram não é um grande tabu. De acordo com Sérgio Magalhães, gestor do cemitério Memorial da Paz, localizado em Maracanaú, no Ceará, muitas pessoas já começam a preparar os túmulos antes da data oficial de Finados. “É comum ver um fluxo maior de pessoas no fim de semana anterior. Aqui, é mais comum decorar os túmulos com flores artificiais, que são mais resistentes ao sol e calor, o que permite aos visitantes deixarem tudo limpo, organizado e adornado com antecedência. Temos um horizonte florido e colorido o ano todo”, explica Magalhães. Ele afirma, ainda, que muitos utilizam também castiçais e velas de sete dias para prolongar por mais tempo a homenagem e lembrança daquela pessoa.


                                     
  No Ceará, usa-se flores artificiais para decorar os túmulos. (Foto Grupo Zelo)

Outra cena comum nos cemitérios em Finados é ver grupos de familiares e amigos nos túmulos realizando orações e decorando juntos a última morada de seus entes falecidos. Há grupos, inclusive, que produzem camisas com o rosto do homenageado para marcar seu carinho e admiração.

- Missas e Cultos:

Outra tradição nos cemitérios brasileiros é a celebração de missas e cultos religiosos, que são realizados em parceria com paróquias locais. Uma forma de auxiliar os visitantes no seu momento de luto. O Grupo Zelo terá um total de 29 cerimônias religiosas sendo realizadas em seus 12 cemitérios espalhados pelo Brasil. Ao todo a empresa espera receber um público estimado em 60 mil pessoas circulando pelas necrópoles na data.

                                        
Missas e cultos são realizados em cemitérios brasileiros no Dia de Finados (Foto Grupo Zelo)

- Finados pelo mundo:

Um dos países onde a celebração da data é mais marcante é o México. Por lá, o Dia de Los Muertos também é celebrado no dia 02 de novembro e a cultura e crença da população é de que nessa data as almas podem visitar seus parentes. São montados altares nas casas, para homenagear os falecidos com fotos e suas comidas e bebidas favoritas. Flores, música, pinturas faciais e até desfiles alegóricos com a temática de caveiras também marcam a grande festa realizada na data.

Já na cultura ocidental, que seguem religião budista, também há diferenças nos rituais para os finados. No Japão, as celebrações acontecem no mês de agosto, quando também acreditam que os ancestrais voltam à Terra. Por isso as famílias voltam às suas terras natais no período para uma série de celebrações. Entre elas estão as oferendas de comida, além de soltarem fogos de artifício, acenderem lanternas e fazerem decorações com incensos e flores.


Fonte: Paula Meireles