27 de setembro: Dia Mundial do Turismo

                   




No dia 27 de setembro comemora-se o Dia Mundial do Turismo. A data foi criada pela Organização Mundial do Turismo (OMT) no ano de 1980 e tem como principal objetivo ressaltar a grande importância econômica, social e cultural da atividade turística, também promovendo uma conscientização sobre a relevância para a sociedade.

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que o agregado especial de atividades turísticas em 2022 cresceu 41,9% frente a igual período em 2021 e isso foi impulsionado pelo aumento de receita obtidos por empresas dos ramos de transporte aéreo, restaurantes, locação de automóveis, rodoviário coletivo, buffet e, principalmente, hotéis.

Segundo Thiago Santin, CEO da Bitz Softwares, empresa desenvolvedora de sistemas para gestão do setor de hospitalidade, grande parte do sucesso de um estabelecimento hoteleiro depende do turismo da região em que o empreendimento se encontra, pois os meses de alta temporada são responsáveis por desenvolver um bom fluxo de caixa, com o intuito de evitar situações que geram mais gastos do que lucros.

A prova disso é que com o recente crescimento do turismo, devido a flexibilização da maioria dos protocolos causados pela pandemia da Covid-19 e do aumento da vacinação, o setor hoteleiro foi extremamente beneficiado. Um levantamento realizado pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH Nacional) aponta que o setor apresentou ótimos índices de ocupação em julho deste ano.

Para Santin, pelo fato de o Brasil enfrentar um período difícil com o dólar, as viagens nacionais são as principais responsáveis por aquecer o turismo. “O dólar está mais alto que o normal, o que inviabiliza as viagens internacionais para muitos. Isso contribui para que os brasileiros optem por destinos no próprio país, possibilitando uma movimentação maior no setor interno, o que gera mais lucros”, explica.

Em relação aos hotéis executivos direcionados ao business, Santin também acredita que o mercado está voltando a crescer com força, já que reuniões, treinamentos e eventos corporativos estão voltando a ser realizados de forma presencial, como era feito antes da pandemia. Com isso, os executivos estão retomando as viagens, o que por sua vez, ajuda a movimentar o setor de hospitalidade.

Diante deste cenário, é evidente que o bom desempenho da atividade turística reflete diretamente no setor hoteleiro, que certamente possui maior tração e adesão em períodos em que o turismo está em alta. 

“O segundo semestre de 2022 tem tido um saldo muito positivo e, consequentemente, grande importância para que a hotelaria consiga se restabelecer por completo depois de meses difíceis", finaliza Santin.

Fonte: Alice Vieira