A Nova Zelândia das grandes paisagens



                               

Paisagens cinematográficas são uns dos principais atrativos para os turistas que visitam a Nova Zelândia. Algumas com dimensões que muitas vezes surpreende até os viajantes mais experientes. 

Para aqueles em busca de superlativos turísticos, como o mais alto, o mais longo, o mais claro e o de maior altitude. Apresentamos uma lista para conhecer as grandes paisagens neozelandesas.

 O edifício mais alto: Sky Tower

A Sky Tower de Auckland é a estrutura mais alta do Hemisfério Sul. E que melhor maneira de fazer bom uso dessa altura toda do que pulando de uma corda elástica? A SkyJump oferece a chance de atingir velocidades de até 85 km/h saltando de uma altura de 190 metros do solo. Além disso, a vista panorâmica do golfo de Hauraki, e da ilha vulcânica de Rangitoto são de tirar o fôlego.

 O rio mais longo: Waikato

O Waikato River é o rio mais comprido do país, com cerca de 425 quilômetros de extensão, fluindo dos campos de neve e gelo do centro da Ilha Norte, passando pelo Lake Taupo (o maior do país, aliás) e pela cidade de Hamilton, antes de finalmente chegar ao mar. 

O trecho antes de alcançar o Lake Taupo é conhecido como Tongariro River, ideal para a prática de Rafting. Lá, a opção mais conhecida é a whitewater (descida do rio em bote inflável), uma descida com duração de duas horas e meia passando por 60 corredeiras.

 As águas mais claras: Te Waikoropupū Springs

Te Waikoropupū Springs é o único lugar na Terra com as águas mais claras, com exceção da Antártida. Por respeito à relevância cultural atribuída pelos Māoris para proteger sua pureza, não é permitido nadar no local, mas uma caminhada pelas passarelas será suficiente para apreciar sua beleza.

 Os maiores animais: Kaikōura

Quase metade de todas as espécies de baleia do mundo visitam as águas da Nova Zelândia, tornando o país uma meca para aqueles que desejam ver de perto esses mamíferos gigantes. 

Kaikōura é o lugar ideal para observação de baleias, onde um cânion profundo corre ao longo da costa, criando um rico ecossistema que recebe cachalotes o ano todo. 

Baleias jubarte, francas e azuis – essas últimas, os maiores animais a habitar o planeta Terra – também passam por ali durante suas migrações sazonais.

 A montanha de maior altitude: Aoraki/Mount Cook

A Aoraki/Mount Cook é a montanha mais alta na cadeia dos Southern Alps, com cerca de 3.724 metros de altitude, acima do nível do mar. Aoraki, de acordo com a mitologia Māori, era um menino que estava em sua canoa quando ela virou e ele se transformou em pedra e terra. 

Junto com seus irmãos, Aoraki subiu para a região mais alta, onde eles também se transformaram em pedra. É possível visitar a montanha em caminhadas de um dia, ou em um passeio de helicóptero.


Fonte: Tourism New Zealand/ Renato Oliveira