Credibilidade é essencial no mercado para o sucesso dos negócios



Entende-se como credibilidade empresarial o conjunto de fatores que trazem o cliente até você, baseados na excelência dos pilares de atendimento, qualidade, entrega e pós-venda!

Dentro desta regra, podemos afirmar que, o relacionamento de uma empresa com o cliente se fortalece com a entrega da excelência de resultados em cada um destes pilares, onde o atendimento (deixando um pouco de lado nesse momento o assunto marketing) torna-se o primeiro passo para a construção da credibilidade empresarial.

Buscar os reais interesses do cliente, compreender suas expectativas, suas necessidades, seu poder de compra, suas possíveis limitações de conhecimento sobre os produtos e ter habilidade de identificar alternativas para suprir as aplicações e diversidades de produtos, definirão o bom atendimento e trarão uma grande probabilidade de conclusão do negócio.

Envolver qualidade na matéria-prima de seus produtos e serviços, garantir uma padronização do processo de criação/produção, se atentar aos detalhes do produto e dos serviços, agregar visualmente riqueza de acabamento (tanto para produtos como para serviços) demostra aos clientes que sua empresa está comprometida com os “detalhes”, além da durabilidade de seus produtos e serviços!

“Promessa é dívida!” e o bom pagador de “dívidas” é respeitado e tem sempre CREDIBILIDADE. Se você leva um dia para aprontar seu produto ou serviço, mais um dia para despachá-lo e o prazo da transportadora ou de finalização é de dois dias, negocie sempre com seu cliente considerando um dia adicional. 

Dessa forma, seu produto/serviço sempre chegará ou ficará pronto com antecedência ao esperado e fatalmente superará as expectativas! Parece estranho, mas o fluxo problemático de uma grande empresa de e-commerce foi solucionado assim, apenas acrescentando dois dias no prazo de entrega ao cliente e entregando antes desse prazo finalizar.

Nenhum desses pilares citados anteriormente serão eficazes se você receber uma reclamação de seu cliente após a entrega do produto ou a finalização do serviço, questionando algum problema e não lhe reservar a devida atenção!

Uma vez que o cliente entende que pode contar contigo mesmo depois da “permuta” realizada (moeda versus produto/serviço), saiba que terá esse cliente não para sempre, mas enquanto manter seus pilares intactos!

Fidelizar seus pilares e manter a constância no controle de processo e procedimentos manterá seu cliente contigo e balizando tudo que foi dito, construímos nossa credibilidade empresarial e, em um mercado saturado de opções para consumidores de produtos e serviço, tenhamos empatia para responder a seguinte pergunta:

Quem iremos buscar para comprar o que desejamos ou quem iremos contratar para realizar o serviço que precisamos?

Os consumidores/nossos clientes, sempre buscarão bons atendimentos, segurança nas compras, durabilidade e riqueza de detalhes em acabamentos, e tranquilidade na garantia de poder “falar com alguém” caso tenham problemas com o que foi adquirido.

Credibilidade é diferencial no mercado de hoje, busque sempre a sua!

Fonte: Conceiyção Montserrat - CEO da Conceiyção Montserrat Gestão e negócios