quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019

Hospitalidade é uma ferramenta essencial que garante o sucesso da empresa


Muita gente acredita que a hospitalidade está vinculada apenas ao segmento da hotelaria ou ao atendimento direto à clientes. No entanto, não é um conceito tão óbvio como parece e nem sempre é aplicado em todo o seu potencial. 

Trata-se de uma ferramenta que ajuda a oferecer ao público-alvo uma experiência de encantamento e de conforto durante todo o tempo em que estão interagindo com uma empresa ou com uma marca, seja no espaço físico ou virtual. 

Consultorias, como a Fors &Yamaguti, auxiliam empresas de qualquer segmento a definir e alinhar seus processos para encantar clientes, efetivamente, em todos as oportunidades.

“Um atendimento hospitaleiro, seja qual for o segmento, não pode se limitar apenas à linha de frente do atendimento. Em um restaurante, não adianta o garçom ser simpático e atencioso se um funcionário da cozinha não estiver realmente envolvido no processo. 

Um cabeleireiro pode ser um profissional excelente e todo seu esforço estar perdido se a temperatura da água para a lavagem do cabelo não estiver adequada ou o ambiente não for agradável”, explica Fátima Orsi, psicóloga, sócia da Fors & Yamaguti e criadora do projeto Jornada da Hospitalidade.

A hospitalidade é uma ferramenta essencial e garantia de sucesso a qualquer segmento e em qualquer formato de interação com seu público. Seja na reserva de um hotel pela internet, no agendamento de uma consulta por telefone ou na visita ao supermercado.

- Jornada da Hospitalidade:

A Fors & Yamaguti trabalha para que as empresas compreendam esse conceito e descubram onde estão os pontos que merecem atenção e devem ser ajustados. Os profissionais da consultoria realizam um diagnóstico minucioso e sugerem ações que envolvem métodos de gestão e atendimento à legislação vigente, por exemplo, no trabalho de manuseio e armazenamento de alimentos e bebidas.

“Além da fidelização de clientes, esse trabalho também dá à equipe de funcionários total segurança para exercerem sua atividade. Eles sabem que seguindo os procedimentos a que foram treinados e preparados, poderão ser avaliados por superiores ou receberem a visita de uma fiscalização sem qualquer preocupação”, conta Andreza Venício, administradora de empresas, coach e sócia da Fors & Yamaguti.

O diagnóstico pode ser realizado, e gerar recomendações, em todas as áreas ou apenas a uma específica, de acordo com as necessidades e objetivos da empresa, como:
  • Atendimento (pessoal, telefônico e virtual)
  • Alimentos e Bebidas
  • Área administrativa
  • Gestão de Pessoas
  • Ambiente (limpeza, higienização, organização, etc)

Após a definição dos pontos de ajuste e ações corretivas necessárias, são realizados treinamentos com as equipes buscando fundamentar atitudes sustentadas e sustentáveis. São encontros que focam em três frentes: capacitação técnica, entendimento aos novos procedimentos adotados e desenvolvimento ao longo do tempo. Isso faz com que a equipe se torne altamente habilitada e capacitada para conduzir o trabalho a longo prazo após a saída da Fors & Yamaguti da organização.


Fonte: Andreza Venício - administradora de empresas, coach e sócia da Fors & Yamaguti.

Nenhum comentário:

Postar um comentário