Ataques cibernéticos: como ajudar a proteger a presença on-line da sua empresa


Ataques de DDoS, phishing e malware. Mesmo que você não esteja familiarizado com esses termos, provavelmente você sabe que são formas de ataques cibernéticos. A internet tem muitos tipos de ataques cibernéticos que podem causar danos ao seu negócio e à reputação dele, além de impactar seus clientes. Se a proteção de segurança para a sua presença on-line não está bem cuidada, empresas de pequeno e médio portes (SMB, na sigla em inglês, ou PME, em português) podem ser muito afetadas.

De acordo com uma pesquisa realizada pela GoDaddy, de cada 1.000 microempresas (entre um e cinco funcionários), quase a metade relatou ter sofrido perdas financeiras devido à pirataria cibernética, com uma em cada oito afirmando que a perda foi superior a US$ 5 mil, e uma em cada cinco pequenas e médias empresas tendo relatado que enfrentou alguma ameaça de ransomware no ano passado.

Os casos mais comuns de ataques cibernéticos são de malware, ataques de DDoS, phishing, acesso não autorizado a dados do cliente/empresa e vírus de todos os tipos. De todos esses tipos de ataques cibernéticos, os de ransomware estão entre os mais preocupantes. Isso acontece porque é muito difícil detectar uma infecção de ransomware antes que aconteça, e essas infecções podem vir de links de e-mail suspeitos, aplicativos vulneráveis, sites maliciosos e várias outras fontes.

De acordo com o mesmo estudo da GoDaddy, apenas 30% das empresas que participaram da pesquisa cuida de seus sites regularmente, o que significa que 70% das PMEs são os alvos principais para os ataques cibernéticos. Não há segredo sobre como não se tornar parte das estatísticas, mas investir em segurança cibernética é a melhor maneira de garantir que a sua empresa não sofrerá ataques cibernéticos. Quanto mais protegido e seguro for o seu site, menores os riscos de sofrer esses tipos de problemas.

Perda de confiança, diminuição de clientes e reputação negativa são, em geral, algumas das consequências que muitos empresários não podem prever ao lidar com um problema de segurança on-line. Todos esses resultados negativos podem se tornar reais se o seu site sofrer um ataque cibernético bem-sucedido. 

Para ajudar a proteger melhor o seu site, muitas empresas de hospedagem oferecem serviços de segurança. A GoDaddy oferece Certificados SSL para ajudar a proteger a transmissão de informações pessoais e proteção de Segurança de Sites com monitoramento automático e remoção de malware garantida, juntamente com atendimento ao cliente personalizado.

Agora é a hora de cuidar da proteção da sua presença on-line, de potenciais ataques cibernéticos, pois cada centavo gasto para ajudar a garantir que os seus dados e os dos clientes estão mais seguros pode ajudá-lo a se concentrar mais no relacionamento com os seus clientes e no crescimento do seu negócio.



Fonte: Raphael Andrade