segunda-feira, 17 de setembro de 2018

Investir em mídia online é uma excelente ferramenta para a hotelaria


Para o segmento de hotelaria investir em mídia online é uma excelente estratégia para divulgar a sua infraestrutura e obter resultados favoráveis. Hoje, a internet é o meio mais eficiente para pesquisar sobre atrativos turísticos e meios de hospedagem. O empresário consegue divulgar suas promoções em tempo real, fazendo do marketing online a primeira opção para quem deseja obter resultados rapidamente.

Por este motivo, muitos hoteleiros buscam cada vez mais os anúncios digitais para potencializar os seus ganhos em um curto espaço de tempo. Existem muitas opções disponíveis no mercado e a dúvida mais frequente é decidir qual plataforma oferecerá maior retorno. É preciso que a empresa avalie cada uma das alternativas para descobrir em qual deverá investir.

O AdWords é uma solução de publicidade disponibilizada pelo Google em que é possível anunciar nos links patrocinados, ou seja, fazer com que o site tenha destaque na primeira página do Google e acima dos resultados orgânicos. A cobrança da exibição dos anúncios só acontece quando um consumidor clica na publicidade. É o chamado CPC (custo por clique). Para definir se o anúncio será exibido e em qual posição, o Google realiza uma espécie de leilão. Entretanto, nem sempre a empresa que possui o maior lance ganha. Além do valor disponível para investir, a qualidade do anúncio é um dos fatores mais relevantes para a plataforma. Por isso, é fundamental investir em anúncios relevantes que contenham a palavra-chave buscada pelo público. 

A relevância do texto do anúncio deve ser coerente com a pesquisa do público. A verba não é um fator determinante para o sucesso no AdWords, assim, pequenas empresas podem competir de igual para igual com grandes marcas nesta plataforma. 

Uma das desvantagens do AdWors é o fato de que para ter o hotel divulgado é necessário realizar um pagamento e, qualquer pessoa, gratuitamente pode escrever um comentário sobre sua experiência no hotel. Infelizmente o espaço denominado Google Business ( Google Meu Negócio) possibilita que pessoas mal-intencionadas, que de alguma forma tentaram infringir as normas estabelecidas pelo hotel, ou não realizaram os devidos pagamentos, escrevam calunias e realize difamação, causando prejuízo à imagem da empresa. 

Deveria ter um critério eficiente através de uma moderação para ser permitida a utilização deste espaço, onde a pessoa deveria comprovar o que esta escrevendo. O hoteleiro precisa pagar para apresentar o seu potencial e alcançar o seu público. Já o caluniador realiza isto sem pagar nada e mesmo após o responsável se defender, ele pode continuar caluniando neste espaço, indefinidamente.

Diariamente, milhões de pessoas utilizam o Google como fonte de pesquisa sobre turismo. Por esta razão, cada vez mais empresas desejam estar nas primeiras páginas e não podem trazer junto comentários impróprios que visam denegrir a sua imagem. 

Para alcançar diretamente os usuários que ainda não conhecem a marca, ou estão em busca de mais informações sobre o hotel, é preciso garantir ao investidor que jamais verá seu investimento sendo desperdiçado, ou pior, sendo duplamente prejudicado.

Ao planejar suas ações de marketing digital, é muito importante permitir que elogios e críticas construtiva sejam publicadas. É fundamental atuar de forma estratégica nos vários pontos de contato com o consumidor. Mas é necessário ter a garantia que serão filtradas as publicações exibidas e, impedindo assim, que a empresa fique com sua marca em queda livre.

Recursos avançados precisam ser utilizados para aumentar a credibilidade destes comentários. Recentemente o CEO do TripAdvisor, que também disponibiliza espaço para comentários informou que foi descoberta uma empresa ilegal de venda de avaliações falsas, ou seja, as informações que não expressam a realidade. É necessário combater estas fraudes e reconhecer o fato de ambas as possibilidades, difamação ou falsos elogios são muito prejudiciais.  

O público que busca nas informações publicadas antes da reserva num hotel uma referência precisa de fatos que expressem a realidade, e o hoteleiro merece ter seu serviço avaliado por pessoas comprometidas com a cidadania.


Fonte: Vininha F. Carvalho - Del Valle Editoria


Nenhum comentário:

Postar um comentário