Sistema de saúde do Canadá é um dos melhores do mundo.



O sistema de saúde no Canadá funciona de uma forma diferente da qual estamos acostumados. Os médicos e as clínicas são de boa qualidade, mesmo nos 15 tipos de sistemas que existem no país.

- Quinze sistemas de saúde :

Cada uma das províncias e territórios têm um sistema de saúde com regras bem específicas. São 13 sistemas de saúde e mais 2 que tratam dos cuidados de saúde dos veteranos e índios. É difícil apontar qual seria o melhor deles, pois uns tem menos filas e outros possuem mais médicos. Assim, muitos mantém o médico da família. 



- Canada Health Act :

Afinal, o chamado Canada Health Act regra os serviços de saúde básicos e universais que devem ser acessíveis à população por meio de médicos e centros médicos hospitalares em todo o país. 

A partir daí, cada província define os detalhes de como o sistema vai funcionar, e nesses detalhes entram assuntos como cobertura e 
funcionamento. 



- Médico de família:

É nesse médico que você e sua família vão quando algo não está bem. Ele vai conhecer seu histórico, fazer check-ups e pedir exames, para então encaminhar para os especialistas se julgar necessário. Com um bom médico de família, a garantia de ser conduzido para os melhores especialistas é certa. 



Um dos porquês do sistema de saúde canadense funcionar bem, é que os médicos não são empregados do governo. Esses profissionais trabalham por conta própria, assim determinam quantas horas vão trabalhar. Também são responsáveis ​por pagar seus empregados, o consultório e outras despesas. Os médicos recebem o pagamento pelos serviços prestados do governo provincial.

- Sistema de Saúde Canadense vs Norte Americano: 

Enquanto isso nos EUA, o sistema de saúde é privado. Você precisa de um convênio médico para ter acesso ao tratamento. Ao mesmo tempo que o país tem excelentes hospitais, profissionais na área médica e ótimas pesquisas, não são todos os cidadãos que têm acesso a isso. 





Fonte: eTA Canadá Visa