Para lidar bem com as dificuldades que surgem no trabalho


           Frustração com o trabalho é sinal de conflito interno

Hoje em dia é muito comum ter profissionais frustrados com suas profissões, ou escolhas de vida como nas gerações mais novas. Momentos chatos, de estresse e dificuldade, acontecem em todas as carreiras, sejam elas harmoniosas para nós ou não. Mas como é possível detectar que esses momentos, na verdade, são indicativos de que você pode estar escolhendo uma carreira não ideal?

Para o terapeuta transpessoal João Gonsalves, essas situações demonstram um conflito interno pois esses sintomas não aparecem quando estamos em harmonia, explica: “Quando eles estão presentes, é importante se observar e pesquisar o quanto está em paz consigo e com as pessoas mais próximas, pois esse é um fator decisivo para gerar harmonia ou conflito, e o conflito é que vai trazer consigo a chatice, estresse e dificuldade.”

Muitas vezes essas situações fazem o profissional questionar suas escolhas e até procurar algo novo, como voltar à graduação ou tentar outra área de atuação, mas geralmente não colocam esses planos em ação. Todo recomeço depende de conhecer o porque não foi bem sucedido no emprego/atividade anterior, pois caso não saiba os reais motivos, pode ter uma repetição dos resultados mesmo que mude várias vezes de profissão, pois a sabotagem é interna. João dá algumas dicas para esses profissionais:

“Procure sentir, observar com sensibilidade dentro de si mesmo e perceba o que gera o incomodo, que é o fato gerador do fracasso. Dependendo da sensibilidade da pessoa, poderá entender. Porém uma coisa pode ajudar muito, que é sentir gratidão pelo que fazia, mesmo que não tenha obtido sucesso, pois foi uma escolha mesmo que influenciado por outros, e ao sentir gratidão pelo que fazemos, abrimos caminho para ter satisfação e sucesso no que recomeçamos. Qualquer idade é boa para recomeçar.”

Um fator importante para tomar decisões como essas é se livrar dos julgamentos de certo ou errado, de acordo com o terapeuta o julgamento é a origem do sofrimento, pois ao julgarmos que estamos criando ou aceitando regras que determinam quem merece aprovação e quem merece reprovação , e a regra é que se alguém não é aprovado deve ser punido, e essa punição é provocada primeiramente internamente, pois a autoreprovação é algo predominante na nossa sociedade.

Se eliminamos o julgamento e aceitamos que tudo é experiência ao invés de classificarmos como certo ou errado, eliminamos a reprovação aos outros e também a autoreprovação. Com isso estaremos nos libertando de muito sofrimento e criando uma vida muito, mas muito melhor.



Fonte:João Gonsalves