Perigo: conheça oito tipos comuns de plantas venenosas



Algumas são bonitas e até perfumadas. Mas, cuidado, elas são venenosas. No Brasil, há dezenas de plantas tóxicas e estima-se que ocorrem, aproximadamente, 2 mil casos de envenenamento por ano, no País. As crianças são as principais vítimas de intoxicação, muitas vezes provocada por ingestão.

Os sintomas mais comuns nos casos de envenenamento por plantas tóxicas são coceira, dormência na parte do corpo onde teve o contato, vertigem, enjoos, cefaleia, diarreia e desidratação. Em casos extremos, pode até levar à morte.

Em casos de incidente, é importante procurar um médico o mais rápido possível e recomenda-se levar uma amostra da planta que provocou a intoxicação para auxiliar no diagnóstico e também na indicação do tratamento mais adequado.

Abaixo, o Conselho Regional de Biologia – 1ª Região (SP, MT, MS) – CRBio-01 aponta 8 tipos comuns de plantas tóxicas no Brasil e as reações que elas podem provocar:

- Aroeira: (Lithraea brasiliens March) – o contato pode provocar bolhas, coceira ou vermelhidão. Se ingerida, pode causar problemas gastrointestinais.


- Bico-de-papagaio: (Euphorbia pulcherrima Willd) – pode causar enjoos, vômitos e diarreia, se ingerida. O contato pode ocasionar inchaço na boca, lábios e língua, dor em queimação e coceira. Além de irritação, inchaço das pálpebras e prejudicar a visão, em contato com os olhos.


- Chapéu-de-Napoleão(Thevetia peruviana Schum) – enjoos, tontura, vômitos, cólicas, diarreia e dor em queimação na boca são comuns se tiver apenas contato com a planta.


- Comigo-Ninguém-Pode: (Dieffenbachia picta Schott) – a ingestão ou o contato podem provocar sensação de queimação, inchaço da boca, língua e dos lábios, enjoo, vômitos e diarreia. Além de dificuldade de engolir e asfixia. Se o contato for nos olhos, irritação e lesão da córnea.


- Copo-de-Leite: (Zantedeschia aethiopica Spreng) – apresenta os mesmos sintomas de intoxicação da planta Comigo-Ninguém-Pode. 


- Mamona: (Ricinus commumis L.) – a ingestão das sementes pode provocar enjoos, vômitos, cólicas e diarreia, inclusive sanguinolenta. Em casos extremos, pode ocasionar convulsões, levar ao coma e também à morte.


- Saia-Branca: (Datura suaveolens L.) – ressecamento da pele e da boca, vermelhidão, pupilas dilatadas, taquicardia, agitação, alucinação e elevação anormal da temperatura do corpo são alguns dos sintomas provocados pelo contato, além de também poder levar à morte em casos mais graves.


- Urtiga: (Fleurya aestuans L.) – o contato com os pelos do caule e as folhas da planta pode causar dor imediata, vermelhidão coceira e bolhas pela pele. 



Fonte: Marco Berringer