Que tal esquiar na Patagônia Chilena?


As baixas temperaturas de julho anunciam a abertura da Temporada de Inverno na Reserva Biológica Huilo Huilo, no Chile (860 km ao sul de Santiago). 

O Bosque Nevado, centro de esqui da localidade, tem atividades para toda a família, com opções de lazer bem variadas, partindo de uma simples caminhada pelo bosque e passeios em motos de neve à prática de esportes como esqui, snowboard e tubbing (“tobogã na neve”).

Em 2016, o Bosque Nevado ficará aberto de 1º de julho a 30 de setembro, porém, no resto do ano ainda é possível aproveitar a neve em algumas montanhas da reserva. 

Por isso, Huilo Huilo tem passeios em rotas turísticas, como a expedição até o mirante do Vulcão Mocho-Choshuenco, que é realizada por meio de trekking, esqui randoneé ou raquetes de neve.

O percurso do Portal Huilo Huilo até o Bosque Nevado dura em média uma hora e é feito por um traslado da reserva. Durante a temporada, o Centro de Neve fica aberto diariamente, das 9h às 17h, de acordo com as condições climáticas.

- Dormir em um vulcão, em um cogumelo ou na copa de uma árvore?

As hospedagens são um diferencial à parte na reserva. Os hotéis, em sua maioria, possuem arquitetura exótica, relacionada à natureza e à atmosfera mística do local, já que as florestas lembram cenários de filmes de seres mágicos como duendes, fadas e elfos. 

Quem busca mergulhar nesse clima, pode escolher entre três hotéis: o Montaña Mágica, que imita o formato de um vulcão, o Nothofagus, que foi construído em volta de uma árvore, e o Reino Fungi, que se assemelha à forma de um cogumelo. 

Uma opção ainda mais requintada é Nawelpi Lodge, um hotel boutique all inclusive com cabanas com banheiras de hidromassagem, lareira e grandes varandas envoltas pelo bosque. 

Já para quem quer uma hospedagem diferente, mas ao mesmo tempo econômica, a opção é o Canopy Village, pequenas casinhas construídas em cima de árvores. Outras hospedagens para quem precisa economizar são as Cabañas del Bosque, o Hostel Salto El Puma e o Camping Huilo Huilo.


Fonte: Paula Caetano