Confira dicas de passeios para levar seu amigo estrangeiro


No verão, visitantes estrangeiros vindos de países da Europa, Estados Unidos e outros desembarcam no Brasil para aproveitar a estação mais quente do ano, talvez fugindo do frio rigoroso que predomina nesta época em regiões do hemisfério Norte. Alguns se hospedam em casas de amigos, outros optam por hotéis ou albergues, e há quem conte com a ajuda de brasileiros para conhecer os melhores locais para “turistar”.

Se você está recebendo amigos estrangeiros em casa nesse verão e está sem saber bem onde levá-los, a escola de inglês online EnglishUp preparou uma lista de locais turísticos interessantes em três capitais brasileiras, perfeitos para apresentar a estrangeiros, e com grande possibilidade de agradar. 


Confira essas dicas e se prepare para um divertido tour, ao mesmo tempo em que poderá praticar o inglês com seu amigo que veio do exterior!

São Paulo (SP):

- Tour pelo Centro Histórico : 
Leve seu amigo ou amiga (ou grupo de amigos/as) para conhecer o centro da cidade, onde há diversos pontos de interesse cultural e histórico (“cultural and historical attractions”) como: Teatro Municipal, Pátio do Colégio, Mercado Municipal, Mosteiro São Bento, Edifício Martinelli, Centro Cultural Banco do Brasil, entre outros. O melhor é traçar um roteiro e fazer um “walking tour” (passeio a pé), já que o centro tem difícil acesso de automóvel. Uma opção é ir de carro e estacionar em um estacionamento pago. 

Outra opção é ir de transporte público ou ainda alugar bicicletas e fazer o passeio pedalando. Quem é adepto da bike com certeza vai adorar! Se for esse o seu caso, você pode dar essa ideia ao seu amigo dizendo: “What if we rent bikes to do this city centre tour?” (O que acha de alugarmos bicicletas para fazer esse passeio pelo centro?”. 

Caso decidam ir de carro, você pode checar com seu amigo: "Shall we split the parking payment?” (Vamos dividir o pagamento do estacionamento?). Assim vocês evitam mal-entendidos ou imprevistos durante o tour.



- Região da Avenida Paulista: 

Vale a pena fazer um passeio na região, onde também há diversos locais turísticos, como o MASP (Museu de Arte de São Paulo), o Parque Trianon e a rua Augusta, com diversos bares, restaurantes e cinemas. Caso se anime para pegar um “cineminha”, você pode convidar seu amigo dizendo: “Let’s go to the movies? I prefer romantic comedies or suspense, what about you?” (Vamos ao cinema? Prefiro comédia romântica ou suspense, e você?). 

Outro local interessante na área é o Mirante 9 de Julho, reformado recentemente. No local, além de cafeteria, bar e restaurante, há uma galeria de arte e uma escadaria construída em 1932. Se decidir oferecer um suco ao seu amigo para se refrescar e desfrutar a vista da cidade, peça ao atendente: “Can I have two orange juices with ice, please?” (Me dê dois sucos de laranja com gelo, por favor?) - para “tirar um barato” e ver se o atendendo consegue atendê-los em inglês. Logo após, peça em português. 

- Praça Benedito Calixto:

É uma boa pedida nas tardes de sábado ir a essa “charming square” (praça charmosa) na região de Pinheiros, na zona oeste, com barraquinhas de comida onde é possível degustar delícias como acarajé, pastel, empanadas, entre outros, além de ouvir o show de chorinho que acontece todos os sábados, ou então verificar a feirinha de antiguidades. No entorno da praça, há lojas “trendy” (descoladas) de decoração e artigos para casa que também valem a visita. É um passeio despretensioso. Se quiser entrar em alguma das lojas para que seu amigo as conheça mas ele não quiser gastar, você pode dizer a ele ao entrar: “Don’t worry, I´ll tell the salesman that we are just looking around!” (Não se preocupe, avisarei ao vendedor que estamos apenas olhando!). 

- Parque do Ibirapuera: 

Para quem é “nature lover” (amante de natureza) o “Ibira” é um local-chave, onde é também possível visitar locais como o MAM (Museu de Arte Moderna), o Pavilhão Japonês e o Auditório do Ibirapuera. Aos finais de semana, costuma haver apresentações de capoeira e outros números. Caso seu amigo fique curioso para saber o que é a capoeira, você pode dizer a ele que se trata de “a Brazilian cultural expression of African origin that mixes martial art, sports, popular culture and music” (Uma expressão cultural brasileira de origem africana que mistura arte marcial, esportes, cultura popular e música). Pela beleza e tamanho do parque, vale a pena reservar uma tarde toda.

Rio de Janeiro (RJ)

- Cristo Redentor:

Considerada um “ícone” do Rio, a estátua do Cristo é a atração turística mais fotografada do país. Desde 2000, quando recebeu nova iluminação, vem passando por processo de revitalização. O Cristo situa-se no topo do morro do Corcovado, 709 metros acima do nível do mar, com vista panorâmica da cidade. 



Como curiosidade, você pode contar ao seu amigo que, em 2007, a estátua foi eleita uma das novas sete maravilhas do mundo: "Did you know that some years ago, Cristo Redentor was elected one of the new seven wonders of the world? Isn't it amazing?” (Ela não é incrível?)

- Mureta da Urca: 

A famosa mureta no bairro da Urca, na zona sul, transformou-se em um dos pontos mais badalados do Rio, devido ao famoso “sunset” (pôr do sol) que é possível ver do local. Vale a pena levar seus amigos estrangeiros para conhecer essa vista de “cartão-postal” da baía da Guanabara, em um dos bairros mais “delightful” (agradáveis) da cidade. A dica é chegar cedo, pois no final da tarde fica difícil achar um bom local para encostar na concorrida mureta. Caso queira comprar uma cerveja em um dos bares da redondeza para tomar com seu amigo na mureta, diga a ele: “Let me get a cold beer and we will drink it together while enjoying the sunset” (Deixe-me buscar uma cerveja gelada e tomaremos juntos enquanto apreciamos o pôr do sol!). 

- Bairro da Lapa: 

O bairro boêmio faz a alegria dos estrangeiros, pois oferece uma grande diversidade de bares e casas noturnas dos mais variados estilos, como samba, forró, chorinho e rock. Também é possível apreciar os icônicos Arcos da Lapa, obra arquitetônica construída no Período Colonial e símbolo do Rio Antigo preservado. Se seu amigo estrangeiro quiser dançar um forró, você pode explicar a ele que se trata de uma “Brazilian popular dance originated in the Northeast region of the country” (Dança popular brasileira originada na região nordeste do país). E não se esqueça de incentivar seu amigo a arriscar uns passos de dança!

- Escadaria de Santa Teresa:

Construída pelo artista plástico chileno Jorge Selarón, a longa escadaria liga a rua Joaquim Silva, na Lapa, à Ladeira de Santa Teresa. A escadaria de azulejos coloridos, que foi tombada pela Prefeitura em 2005, tornou-se um ponto turístico do Rio e também vale bastante a visita. É aconselhável ir a pé, durante o período do dia. Se quiser explicar ao seu amigo sobre Santa Teresa, pode dizer que é “a picturesque neighborhood of Rio, known for its historical buildings of the nineteenth century and elegant mansions built until the 1940 s” (Um pitoresco bairro do Rio, conhecido pelas construções históricas do século XIX e elegantes casarões construídos até os anos 1940).


- Parque Nacional da Tijuca: 
Localizado na zona oeste do Rio, engloba quase 4 mil hectares de Mata Atlântica. É o parque nacional mais visitado do Brasil, que recebe mais de 3 milhões de visitantes por ano. Oferece opções de programas para todos os gostos, como voo livre, escaladas, trilhas, além de áreas para piqueniques e churrascos. Caso decida organizar um piquenique, diga ao seu amigo ou grupo de amigos: "Let us buy some fresh fruit, bread and juice for us to make a delicious picnic? Sounds like a good idea? (Vamos comprar frutas, pães e sucos para fazemos um delicioso piquenique? Acham uma boa ideia?)

Florianópolis (SC):


- Praia do Campeche:
É famosa pela Ilha do Campeche, localizada a cerca de 1,5 km da praia. Há passeios de barcos e escunas para a Ilha, que saem da própria praia. Lá você encontrará sítios arqueológicos com inscrições rupestres e é possível mergulhar. Além da beleza natural, o Campeche possui acesso fácil tanto do sul quanto do leste da ilha. Para convidar seu amigo para um passeio de barco até a ilha, você pode dizer: "How about renting a boat and spending the day on the island? (Que tal alugarmos um barco e passarmos o dia na ilha?). 



- Lagoa da Conceição:

Situada no centro geográfico da Ilha de Santa Catarina, reúne praias, dunas e montanha e tornou-se um dos principais pontos turísticos naturais da cidade. No local, é possível praticar esportes náuticos como caiaque e stand-up paddle. Além de ser um importante local histórico, é um dos principais redutos da vida noturna de Florianópolis, com diversos bares e restaurantes. Para convidar seu acompanhante para jantar, diga a ele: "How about having dinner at one of the restaurants nearby? The view is awesome!” (Que tal jantarmos em um dos restaurantes da redondeza? A vista é fantástica!). 

- Mercado Público Municipal de Florianópolis:
Localizado no “Coração” do centro histórico da cidade, o local é diversão garantida para amigos estrangeiros. Ele reúne barracas que vendem peixes e outros alimentos frescos, além de lojas de roupas, bares e restaurantes típicos. Costuma atrair intelectuais, boêmios e artistas. Aos sábados à tarde, pode haver rodas de samba por lá. Caso queira conferir de perto, diga ao seu amigo: “Would you like to enjoy the live samba”(Gostaria de apreciar o samba ao vivo?)


- Parque da Luz:
Com quase 38 mil m2, o parque fica na zona urbana da cidade, na parte alta da rua Felipe Schmidt, próximo da Ponte Hercílio Luz. O local possui um mirante de onde se pode avistar o monumento histórico, e também a orla de Florianópolis. Possui área de lazer, campo de futebol, viveiro de árvores e passeio para pedestres. Para sugerir ao seu amigo uma caminha pelo parque, basta dizer: “Let's take a walk in the park?” (Vamos fazer uma caminhada no parque?)


Como todas essas dicas, seus passeios têm tudo para ser um sucesso! Have fun!


Fonte:Caroll Almeida/ Daniela Loreto/ Cecilia Loreto Mack